A Guarda Civil Metropolitana, começa nesta quarta-feira (24), a fiscalização sobre o uso obrigatório de máscaras em Goiânia. A GCM contará com apoio da Vigilância Sanitária do Município.
De acordo com a Prefeitura de Goiânia, o objetivo da fiscalização, neste momento, é orientar a população sobre a nova medida do uso obrigatório em locais públicos da cidade. Quem for pego sem o acessório em espaços públicos poderá ser multado no valor de R$ 627,38.
Se houver desobediência ou ausência da máscara é gerada a ocorrência, identificando o abordado, e, por meio dos dados, haverá a penalidade pelo CPF do cidadão. Segundo o decreto, o uso da máscara é obrigatório, independente de estar a pé ou de carro.
Multa salgada
De acordo com o secretário de Desenvolvimento Tecnológico e Informação da Prefeitura, Walison Moreira, “esse valor foi escolhido e definido pela Vigilância Sanitária, pois já existe previsão legal para uma pessoa ser multada se ela não colaborar com as medidas sanitárias e de saúde pública. Então, não foi aleatória. Foi baseada em uma lei já existente”, explicou o secretário.
Leia mais: Confirmando lockdown aos domingos, Gustavo Mendanha anuncia novas medidas de combate à Covid-19