O presidente Jair Bolsonaro volta a Goiás nesta sexta-feira (05), para inaugurar junto ao Governador Ronaldo Caiado, o Hospital de Campanha de Águas Lindas de Goiás, cidade localizada no entorno de Brasília. O hospital é o primeiro construído pelo governo federal para atender pacientes com a Covid-19. A estrutura, que está pronta desde 23 de abril, receberá casos suspeitos e confirmados da covid-19 em residentes do Entorno e do Distrito Federal.
O anúncio da inauguração com a presença do presidente foi feito pelo Governador Ronaldo Caiado em sua conta pessoal no twitter, na última terça-feira (02).
O hospital
Na última segunda-feira (1º), a Secretaria de Estado da Saúde de Goiás iniciou os treinamentos dos profissionais e de fluxos de atendimento no hospital de campanha. A unidade conta com 200 leitos e iniciará o atendimento com 60, sendo 50 leitos de enfermaria e 10 leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs). Os outros leitos serão disponibilizados conforme a necessidade.
O Hcamp de Águas Lindas não atenderá pacientes que procurarem diretamente a unidade. O atendimento será por regulação, ou seja, receberá pacientes encaminhados de outras unidades de saúde.
O novo hospital vai atender pacientes de pelo menos sete municípios do Entorno: Águas Lindas de Goiás, Santo Antônio, Valparaíso de Goiás, Novo Gama, Luziânia, Cidade Ocidental e Cristalina. Juntos, os municípios têm uma população estimada em 1,2 milhão de habitantes. Além disso, vai fortalecer o atendimento de pacientes do Distrito Federal.
Leia mais: Divulgado áudio de Jorge Caiado com acusações contra secretário de Segurança Pública