Governo prorroga prazo de inscrição do Enem até dia 27

Data:

O ministro da Educação, Abraham Weintraub, anunciou a prorrogação do prazo de inscrição para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 para a próxima quarta-feira (27). Pelo calendário inicial, as data limite para os estudantes se inscreverem era hoje (22).

De acordo com Weintraub, mais de cinco milhões de estudantes já se inscreveram para a prova até a manhã desta sexta-feira (22). “Como já anunciei, os candidatos inscritos serão ouvidos, em junho, pela Página do Participante, do Inep [Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira]. Eles, os interessados, vão escolher quando fazer a prova”, explicou o ministro, em outra publicação no Twitter.

Na quarta-feira (20), o Ministério da Educação anunciou o adiamento do Enem por algo entre 30 a 60 dias, em razão dos impactos ocasionados na sociedade pela pandemia de covid-19. As provas impressas estavam previstas para serem aplicadas em 1º e 8 de novembro e as provas do Enem digital para os dias 22 e 29 de novembro.

A estrutura dos dois exames será a mesma. Serão aplicadas quatro provas objetivas, constituídas por 45 questões cada, e uma redação em língua portuguesa. A redação será manuscrita, em papel, nas duas modalidades. Durante o processo de inscrição, o participante deverá selecionar uma opção de língua estrangeira – inglês ou espanhol.

Neste ano, será obrigatória a inclusão de uma foto atual do participante no sistema de inscrição, que deverá ser utilizada para procedimento de identificação no momento da prova. O valor da taxa de inscrição é de R$ 85 e deverá ser pago até 28 de maio.

Quem tem direito à gratuidade da taxa de inscrição, por se enquadrar nos perfis previstos nos editais do Enem, terá a isenção automática, a partir da análise dos dados declarados no sistema. A regra se aplica, inclusive, aos isentos em 2019 que faltaram aos dois dias de prova e não tenham justificado ausência. De acordo com o Inep, a medida beneficia quem teve dificuldades em realizar a solicitação de isenção devido às restrições impostas pelo isolamento social decretado em razão da pandemia de covid-19.

*Com informações da Agência Brasil

Leia mais:

Justiça nega pedido do Ministério Público de Goiás e mantém academias abertas

Compartilhe esse post

Inscreva-se

spot_imgspot_img

Mais Notícias

Recomendadas
Recomendadas

40ª Copa Sesc começa em Goiânia com campeões olímpicos do vôlei e show do Mr Gyn

Abertura será realizada em 13 de setembro, no Ginásio Rio Vermelho, com participação de campeões olímpicos do vôlei e atividades gratuitas para famílias

Aparecida terá Dia D de vacinação contra a raiva para cães e gatos em 19 de setembro

Mobilização será realizada em 19 de setembro, das 8h às 17h, com cerca de 60 pontos de vacinação gratuita espalhados pela cidade

Goiânia chega ao Dia Mundial da Alfabetização em 2º no Índice Criança Alfabetizada 

Capital atingiu antecipadamente a meta do MEC para 2030 e ficou em segundo lugar entre as capitais brasileiras no Índice Criança Alfabetizada

Goiás reforça atendimento em saúde mental durante o Setembro Amarelo

Rede de Atenção Psicossocial está presente nas cinco macrorregiões do Estado e reúne CAPS, unidades de acolhimento, equipes especializadas e leitos hospitalares