Um homem de 61 anos, que esteve recentemente na Itália, pode ser o primeiro caso do Coronavírus no Brasil. A primeira análise que testou positivo para o vírus é preliminar, e o governo federal e aguarda resultado de um 2º exame, que é a contraprova e será divulgado nesta quarta-feira (26).
O Hospital Israelita Albert Einstein registrou no Ministério da Saúde a notificação de caso suspeito de coronavírus (Covid-19). De acordo com a pasta, no atendimento ao caso, o hospital adotou todas as medidas preventivas para transmissão por gotículas, coletou amostras e realizou testes para vírus respiratórios comuns e o exame específico, conforme preconizado pela Organização Mundial da Saúde (OMS).
Com resultados preliminares, a unidade de saúde o hospital enviou a amostra para o laboratório de referência nacional, Instituto Adolfo Lutz, para contraprova.
O homem com suspeita da doença esteve na região da Lombardia, no Norte da Itália, a trabalho, no período de 9 a 21 de fevereiro. Ele desembarcou na última sexta-feira (21), em São Paulo, sintomas de infecção pelo vírus. O paciente está em isolamento domiciliar em sua casa, em São Paulo.
Anvisa
Segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), já foi à companhia aérea a lista de passageiros para identificar as pessoas que estiveram no mesmo voo procedente da Itália.
Na segunda-feira (24), o Ministério da Saúde informou que ampliou os critérios para definição de caso suspeito para o Covid-19.
Agora, também estão enquadradas com suspeitas pessoas que apresentarem febre e mais um sintoma gripal, como tosse ou falta de ar, e vierem dos seguintes países: Alemanha, Austrália, Emirados Árabes, Filipinas, França, Irã, Itália, Malásia, Japão, Singapura, Coreia do Sul, Coreia do Norte, Tailândia, Vietnã e Camboja, além da China.
Leia mais:
Brasil tem quatro casos suspeitos de coronavírus