Será liberado neste domingo (23) o grupo de repatriados da China que está em quarentena na Base Aérea de Anápolis, a 55 km de Goiânia. Na última sexta-feira (21), foi realizado o terceiro e último exame específico para o coronavírus e os resultados foram negativos.
Em nota divulgada neste sábado (22) pelo Ministério da Defesa, a pasta afirmou que “Todos os hóspedes da Base Aérea de Anápolis, que permanecem com o quadro assintomático, serão transportados, neste domingo, pela Força Aérea Brasileira para nove estados do Brasil”.
Dos 58 integrantes do grupo, 20 pessoas seguirão em destino ao Distrito Federal, sendo nove militares, um profissional do Ministério da Saúde, um profissional da EBC e nove repatriados. 13 passageiros, sendo 11 repatriados, um militar e uma integrante do Ministério da Saúde embarcarão para São Paulo.
Além deles, 11 militares seguem para Rio de Janeiro, cinco repatriados para o Paraná, quatro repatriados para Santa Catarina, três repatriados para Minas Gerais e um repatriado para o Pará.
Dois repatriados, transportados para Brasília, seguirão para o Maranhão e para o Rio Grande do Norte e um permanecerá na cidade de Anápolis (GO).
Operação
Duas aeronaves da Força Nacional foram à China no dia 5 de fevereiro buscar brasileiros em Wuhan, epicentro da doença que já causou a morte de mais de 2.300 pessoas.
O grupo de 34 pessoas, entre brasileiros e familiares de outras nacionalidades, juntamente com 24 profissionais que fizeram parte do resgate, cumpriram quarentena de 18 dias contados a partir da decolagem do avião brasileiro no dia 5. O procedimento é um protocolo internacional para evitar a disseminação da doença no Brasil.
Coronavírus no Brasil
Não há registro de casos da doença do Brasil, até o momento. De acordo com o mais recente boletim epidemiológico do Ministério da Saúde, desde o dia 18 de janeiro, já notificados 154 casos para investigação de possível contaminação pelo vírus, porém, nenhum confirmado.
*Com informações da Agência Brasil
Leia mais:
Coronavírus: aviões da FAB decolam para buscar brasileiros na China
Brasil tem 5 suspeitas de coronavírus, diz Ministério da Saúde