O trânsito de veículos nos cruzamentos das ruas 4 e 5, no Centro, foi liberado nesta última quarta-feira, 11. De acordo com a prefeitura, a obra fazia parte da segunda etapa das obras da rede de drenagem e do corredor do BRT na Avenida Goiás, entre a Avenida Paranaíba e a Avenida Anhanguera que já está em fase de conclusão.
Ainda segundo o Paço, o corredor do BRT já está pronto e pavimento de concreto será liberado para carros leves até o final desta semana.
A pedido dos lojistas que atuam na Avenida e nas imediações, as obras na via serão paralisadas neste final de ano e retomadas no início de janeiro, com a execução da terceira etapa, entre a Avenida Anhanguera e a Praça Cívica.
Mas apesar dessa pausa, o secretário de infraestrutura Dolzonan Mattos disse que a prefeitura mantém o compromisso e o cronograma de entregar a obra pronta, nos dois sentidos da Avenida Goiás, em agosto de 2020.
Rede de drenagem e BRT
A rede de drenagem completa tem 2,6 km e vai da Praça Cívica ao Setor Norte Ferroviário. Ela faz parte do complexo do BRT e conta com orçamento de R$ 7,8 milhões.
Os trabalhos de construção tiveram início em maio e, por ser o trecho mais complexo, começaram pela Rua 4, no Setor Norte Ferroviário. De lá, seguiu pela Avenida Oeste, no Setor Marechal Rondon, Avenida Goiás, onde cruza a Avenida Independência para chegar até à Praça Cívica.
E além das obras da rede de águas pluviais, a Avenida Goiás vem sendo requalificada e preparada para a operação do BRT, com a construção das estações de embarque e desembarque de passageiros, implantação de pavimentos rígidos e flexíveis e a completa revitalização da sinalização de trânsito, horizontal, vertical e semafórica, com semáforos inteligentes.
Leia mais:
Dolzonan Mattos confirma fim das obras na Praça do Trabalhador para o ano que vem