Relatório das Nações Unidos indica que emissões de CO2 precisam cair 7,6% ao ano

Data:

O Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma) divulgou relatório hoje, 26, com alerta em que é preciso reduzir em 7,6% a emissão de gases de efeito estufa no período entre 2020 e 2030 para evitar uma “catástrofe climática”. De acordo com o documento, sem essa redução, a temperatura do planeta pode aumentar 3,2ºC.

Pelo acordo de Paris sobre o aquecimento global, a previsão seria de aumento de 1,5ºC na temperatura até ao fim do século. E mesmo com o risco, representantes do Pnuma denunciam que não há sinal de esforço nesse sentido e que os acordos atuais para a redução das emissões são insuficientes.

Os dados mostram ainda que em 2018, o total de emissões de CO2 atingiu níveis recordes e, na última década, as emissões aumentaram 1,5% por ano. No ano passado, o Painel Intergovernamental das Alterações Climáticas alertou que o aumento de mais de 1,5ºC por ano no século terá efeitos destrutivos para a vida dos humanos, animais e plantas em todo o mundo.

Falhas

Segundo a ONU, os países mais ricos falharam no corte de emissões com a rapidez necessária. Segundo o organismo, 15 dos 20 países mais ricos do mundo não têm sequer um plano para atingir o nível zero de emissões: 

“Coletivamente, os países falharam em parar o crescimento das emissões de gases com efeito de estufa, o que significa que agora são necessários cortes mais profundos e mais rápidos”, destacou o relatório.

O relatório analisa as ações dos países ricos que integram o G20, responsáveis por 78% das emissões de CO2. Sete desses países têm de aplicar mais medidas para cumprirem as suas promessas atuais. Neste grupo, estão a Austrália, Canadá, Brasil, Japão, República da Coreia, África do Sul e Estados Unidos.

*Com informações da Agência Brasil

Leia mais:

Os pés de Marta gritam pela igualdade de gênero

Compartilhe esse post

Inscreva-se

spot_imgspot_img

Mais Notícias

Recomendadas
Recomendadas

Prefeitura de Goiânia convoca 129 aprovados em concurso, incluindo 107 agentes de saúde

Convocados devem apresentar documentação em até 30 dias para seguir para a etapa de nomeação e posse

Goiás amplia número de vinícolas e ganha espaço na produção de vinhos de inverno

Estado chegou a 12 vinícolas registradas em 2025 e concentra 70,6% dos estabelecimentos do setor no Centro-Oeste

Governo de Goiás abre mais de 900 vagas gratuitas para cursos de robótica

Programa S.T.A.R.T. oferece formação em programação e novas tecnologias para crianças e jovens de 8 a 20 anos

GoiâniaPrev passa a atender público presencialmente das 8h às 17h

Novo horário vale de segunda a sexta-feira, nos dias de expediente, para segurados e demais usuários do Instituto de Previdência de Goiânia