Relatório das Nações Unidos indica que emissões de CO2 precisam cair 7,6% ao ano

Data:

O Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma) divulgou relatório hoje, 26, com alerta em que é preciso reduzir em 7,6% a emissão de gases de efeito estufa no período entre 2020 e 2030 para evitar uma “catástrofe climática”. De acordo com o documento, sem essa redução, a temperatura do planeta pode aumentar 3,2ºC.

Pelo acordo de Paris sobre o aquecimento global, a previsão seria de aumento de 1,5ºC na temperatura até ao fim do século. E mesmo com o risco, representantes do Pnuma denunciam que não há sinal de esforço nesse sentido e que os acordos atuais para a redução das emissões são insuficientes.

Os dados mostram ainda que em 2018, o total de emissões de CO2 atingiu níveis recordes e, na última década, as emissões aumentaram 1,5% por ano. No ano passado, o Painel Intergovernamental das Alterações Climáticas alertou que o aumento de mais de 1,5ºC por ano no século terá efeitos destrutivos para a vida dos humanos, animais e plantas em todo o mundo.

Falhas

Segundo a ONU, os países mais ricos falharam no corte de emissões com a rapidez necessária. Segundo o organismo, 15 dos 20 países mais ricos do mundo não têm sequer um plano para atingir o nível zero de emissões: 

“Coletivamente, os países falharam em parar o crescimento das emissões de gases com efeito de estufa, o que significa que agora são necessários cortes mais profundos e mais rápidos”, destacou o relatório.

O relatório analisa as ações dos países ricos que integram o G20, responsáveis por 78% das emissões de CO2. Sete desses países têm de aplicar mais medidas para cumprirem as suas promessas atuais. Neste grupo, estão a Austrália, Canadá, Brasil, Japão, República da Coreia, África do Sul e Estados Unidos.

*Com informações da Agência Brasil

Leia mais:

Os pés de Marta gritam pela igualdade de gênero

Compartilhe esse post

Inscreva-se

spot_imgspot_img

Mais Notícias

Recomendadas
Recomendadas

Ponte Quinca Mariano, entre Goiás e Minas Gerais, será interditada por 12 meses para obras de recuperação

A medida foi adotada pela Goinfra para permitir o avanço das obras de recuperação e reabilitação estrutural da travessia sobre o Rio Paranaíba

Pesquisa do Procon Goiás aponta variação de até 478% no preço de alimentos em supermercados

O levantamento mostra que pesquisar antes de comprar pode gerar uma economia superior a R$ 730 na aquisição dos mesmos itens

Ipasgo Saúde passa a oferecer telemedicina sem coparticipação a partir de agosto

Os beneficiários do Ipasgo Saúde poderão utilizar, a partir...

Goiás entra no catálogo nacional do Ministério do Turismo com duas trilhas de longo curso

As duas rotas goianas se destacam por reunir paisagens do Cerrado, patrimônio histórico, cultura e experiências de ecoturismo, fortalecendo Goiás como destino para caminhadas de longa distância