O projeto Cine Leitura do Bem levará atividades gratuitas de leitura, contação de histórias e cinema a quatro municípios goianos entre os dias 27 e 30 de outubro. A programação passará por Piranhas, Ivolândia, Aurilândia e Mossâmedes, com atrações voltadas a crianças e jovens. A iniciativa é realizada pelo Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), com apoio do Goiás Social.
A 19ª trilha do projeto começa na terça-feira (27), em Piranhas, no Espaço de Vivência Intersetorial, antigo Estrela Nascente. Na quarta-feira (28), as atividades chegam a Ivolândia, no Salão Paroquial São José. Na quinta-feira (29), será a vez de Aurilândia, na Feira Municipal Coberta. A programação termina na sexta-feira (30), em Mossâmedes, na Praça Damiana da Cunha.

Programação tem gibiteca e sessões de cinema
Nos quatro municípios, as atividades começam às 17h com a Gibiteca Itinerante, que oferece livros de autores goianos e clássicos da literatura. A programação também inclui contação de histórias e atividades de colorir em livros ilustrados com patrimônios históricos e culturais de Goiás e personagens da Turminha do Bem.
Às 18h30, o público poderá assistir a uma mostra de curtas-metragens realizada em parceria com o Festival Lanterna Mágica. A seleção inclui Caminho dos Gigantes, de Alois Di Leo; Quintal, do Mirá: Núcleo de Animação da EBA/UFBA; Tsuru, de Pedro Anias; Brincando entre Estrelas, de Marcelo Salerno; e O Fim da Fila, de Marcelo Pimentel.
Às 19h, o público poderá assistir a Zootopia 2, animação da Disney. O filme acompanha os detetives Judy Hopps e Nick Wilde em uma nova aventura sobre amizade e diferenças.

Projeto busca ampliar acesso à cultura em Goiás
O Cine Leitura do Bem percorre diferentes regiões do estado para levar atividades culturais a comunidades com acesso limitado a espaços públicos de leitura e cinema. A previsão é realizar 120 ações até o fim do ano.
A secretária de Estado da Cultura, Yara Nunes, afirma que o projeto busca estimular a imaginação, o hábito da leitura e o contato com o cinema, além de ampliar as oportunidades de aprendizado e convivência para crianças e famílias goianas.




