O Governo de Goiás apresentou, nesta terça-feira (18), o Gabinete de Ações Integradas (GAI) para monitorar o período de estiagem e reforçar o combate aos incêndios florestais no Estado. A estrutura prevê ações preventivas, respostas emergenciais e recuperação das áreas atingidas pelo fogo.
O Corpo de Bombeiros Militar de Goiás (CBMGO) coordenará o gabinete por meio do Comando de Operações de Defesa Civil (Codec). O espaço reunirá órgãos estaduais e instituições parceiras em um comando unificado.
Área atingida pelo fogo cresce em Goiás
Até 16 de agosto, Goiás contabilizou 138.908 hectares atingidos pelo fogo em 2026. No mesmo período do ano passado, foram 112.686 hectares, o que representa um aumento de 23,3%.
Segundo o governador Daniel Vilela, a preocupação do Estado está relacionada aos possíveis impactos do El Niño, especialmente diante da previsão de intensificação do fenômeno no segundo semestre.

Gabinete terá monitoramento em tempo real
A estrutura utilizará inteligência artificial, imagens de satélite, drones e geoprocessamento para identificar situações críticas e acelerar a resposta às ocorrências.
Segundo o comandante-geral do CBMGO, Washington Luiz Vaz Júnior, seis bases foram descentralizadas para o Nordeste goiano, região que concentra atualmente os maiores focos de incêndio.
Uma Sala de Situação também será instalada no Codec, em Goiânia. O espaço reunirá diariamente informações sobre focos de calor, previsão do tempo, níveis dos reservatórios e dados operacionais.

El Niño aumenta preocupação com estiagem
O cenário climático apresentado pelo governo indica probabilidade superior a 90% de ocorrência de um El Niño de intensidade forte a muito forte no segundo semestre de 2026.
Entre os possíveis impactos para Goiás estão:
- atraso na recarga hídrica do solo;
- irregularidade das chuvas;
- redução dos níveis dos mananciais;
- perdas na produção agropecuária;
- aumento de doenças respiratórias;
- maior risco de incêndios florestais.
Dados do Monitor de Secas apontam que 151 municípios goianos enfrentam redução contínua das chuvas e repetição de períodos de seca. Desse total, 51 estão frequentemente envolvidos em situações de crise hídrica e são considerados prioritários.

Estado reforça estrutura de saúde
O governo também prevê medidas para reduzir os impactos do período de estiagem sobre a saúde da população.
Segundo o secretário de Estado da Saúde, Rasível Santos, a estrutura estadual pretende aumentar em 30% o estoque estratégico de oxigênio, broncodilatadores e soro.
A preparação também envolve equipamentos, estruturação e capacitação das equipes responsáveis pelo monitoramento e atendimento durante o período crítico.
Decreto define atuação do gabinete
Conforme decreto do Governo de Goiás, o Gabinete de Ações Integradas terá caráter executivo e deliberativo. A estrutura será responsável por integrar decisões, equipes, equipamentos e recursos logísticos.
O Plano de Contingência Estadual reúne 20 setores e instituições, entre eles:
- Corpo de Bombeiros Militar de Goiás;
- Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa);
- Agência Goiana de Habitação (Agehab);
- Goinfra;
- Saneago;
- Equatorial;
- polícias Civil, Militar e Penal;
- Ministério Público de Goiás;
- Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg);
- secretarias estaduais de Agricultura, Comunicação, Educação, Saúde, Desenvolvimento Social, Meio Ambiente e Segurança Pública.

Ações serão divididas em três frentes
O trabalho do GAI será organizado em três frentes principais.
1. Prevenção
Entre as medidas estão o mapeamento de municípios com risco de comprometimento do abastecimento, cadastro de populações vulneráveis ao calor, planejamento de contingência hídrica e emissão de alertas sobre baixa umidade.
2. Emergência
A segunda frente envolve o combate aos incêndios, fornecimento de água potável, patrulhamento em parques e áreas de preservação permanente e reforço no atendimento de saúde.
3. Recuperação
A terceira etapa será destinada às áreas atingidas, com ações como restauração de redes elétricas, recuperação ambiental, conservação do solo e apoio socioeconômico às localidades afetadas.



