Governo dos Estados Unidos anuncia classificação do PCC e Comando Vermelho como organizações terroristas

Data:

O governo dos Estados Unidos anunciou nesta quinta-feira (28) a classificação do Primeiro Comando da Capital e do Comando Vermelho como “Terroristas Globais Especialmente Designados”.

O Departamento de Estado dos Estados Unidos divulgou o comunicado, assinado pelo secretário de Estado, Marco Rubio. O texto também informa que os Estados Unidos pretendem enquadrar oficialmente as duas facções como Organizações Terroristas Estrangeiras a partir de 5 de junho.

Segundo o governo americano, o PCC e o Comando Vermelho estão entre as organizações criminosas mais violentas do Brasil e possuem atuação que ultrapassa as fronteiras brasileiras.

“O CV e o PCC são duas das organizações criminosas mais violentas do Brasil. Juntos, comandam milhares de membros e orquestraram ataques brutais contra policiais, autoridades públicas e civis brasileiros”, afirma o comunicado.

PCC e CV terroristas deve obrigar empresas a elevar régua do compliance |  CNN Brasil

Medida amplia sanções e restrições

Com a classificação de “Terroristas Globais Especialmente Designados”, ficam proibidas transações financeiras ou negociações realizadas por pessoas ou empresas dos Estados Unidos envolvendo bens ligados às organizações.

Já a classificação como Organização Terrorista Estrangeira amplia ainda mais as restrições, tornando ilegal qualquer apoio material ou financeiro aos grupos por pessoas sujeitas à jurisdição americana.

Além disso, integrantes ou representantes estrangeiros dessas organizações podem ser impedidos de entrar nos Estados Unidos e até deportados em determinadas situações.

O comunicado também afirma que o governo do presidente Donald Trump utilizará “todas as ferramentas disponíveis” para combater o financiamento do narcotráfico e interromper o fluxo de drogas ilícitas no país.

Pedido de Flávio Bolsonaro a Trump contra facções pode virar 'pauta  bumerangue'
Foto: Reprodução/X Eduardo Bolsonaro

Flávio Bolsonaro diz ter pedido classificação

Na última terça-feira (26), o senador Flávio Bolsonaro afirmou que solicitou ao presidente Donald Trump que classificasse o PCC e o Comando Vermelho como organizações terroristas.

Segundo o parlamentar, o pedido foi feito durante encontro na Casa Branca, quando Trump teria informado que avaliaria a solicitação.

Já o presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou anteriormente que entregou ao governo americano um documento contrário à classificação das facções como terroristas.

Estados Unidos decidem classificar CV e PCC como organizações terroristas |  Brasil | O Globo
Foto: Patrik Camporez

Governo brasileiro já havia debatido o tema

No ano passado, representantes do Ministério da Justiça e Segurança Pública do Brasil participaram de reuniões com integrantes do governo americano para discutir o assunto.

Segundo técnicos do ministério, a legislação brasileira não permite enquadrar as facções como organizações terroristas. De acordo com a avaliação, os grupos atuam principalmente no tráfico de drogas e armas, sem motivação religiosa ou ideológica — critérios previstos na lei brasileira de terrorismo.

Compartilhe esse post

Inscreva-se

spot_imgspot_img

Mais Notícias

Recomendadas
Recomendadas

Daniel Vilela lidera disputa pelo Governo de Goiás no 1º turno, aponta Pesquisa Real Time

O vice-governador Daniel Vilela (MDB) lidera a disputa pelo...

Mãe de aluno cria aplicativo para agilizar saída de estudantes em escola de Goiânia

Ferramenta integrada às lousas digitais permite que o nome do aluno seja exibido assim que o responsável chega para buscá-lo

Pesquisa Quaest para o Senado em Goiás: Gracinha Caiado lidera com 21%, e Gayer aparece em 2º com 12%

Ex-primeira-dama aparece com 21% das intenções de voto na soma das duas vagas; Gustavo Gayer tem 12%, enquanto Vanderlan Cardoso e Zacharias Calil registram 9%

Aparecida começa a distribuir 110 mil quilos de alimentos arrecadados no Aparecida é Show

Espaço Amor e APAE receberam os primeiros donativos; associação também ganhou uma van para transporte de alunos