O uso de tecnologia no combate à criminalidade em Goiás já resultou na solução de mais de 1,3 mil casos em apenas quatro meses, segundo dados do programa IA Contra o Crime, lançado em janeiro deste ano.
A iniciativa integra sistemas de videomonitoramento, análise de dados e inteligência artificial para apoiar as forças de segurança na identificação de suspeitos, recuperação de veículos e direcionamento de equipes em tempo real.
De acordo com o governador Daniel Vilela, o sistema representa um avanço no combate ao crime no estado. “Formamos um cinturão digital em Goiás, com câmeras e inteligência artificial conectadas em rede para identificar movimentos fora do padrão e orientar as equipes em tempo real”, afirmou.

Resultados operacionais
Além dos casos solucionados, o programa também registrou:
- mais de 880 veículos recuperados
- cerca de 830 prisões realizadas
- mais de 180 prisões por mandado judicial
Segundo o governo, os números refletem o reforço da integração entre tecnologia e atuação policial.

Funcionamento do sistema
A plataforma cruza dados de diferentes fontes e utiliza inteligência artificial para auxiliar na identificação de padrões suspeitos. As informações são compartilhadas em tempo real entre unidades policiais e municípios, o que permite respostas mais rápidas nas ocorrências.
Para o secretário de Segurança Pública de Goiás, Renato Brum, o programa não substitui o trabalho policial, mas amplia sua capacidade de ação. “A tecnologia multiplica a capacidade de resposta e reduz o tempo entre a ocorrência e a atuação nas ruas”, afirmou.

Casos recentes
Entre os resultados recentes, a tecnologia contribuiu para solucionar um homicídio no Setor Central de Goiânia. Com base em imagens de câmeras, as equipes identificaram e prenderam os suspeitos no mesmo dia.
Em outro caso, o sistema ajudou na desarticulação de um esquema de tráfico de drogas na capital e região metropolitana, resultando na prisão de um suspeito e apreensão de entorpecentes.
Também em janeiro, a tecnologia auxiliou na localização de uma quadrilha especializada no golpe do falso bilhete premiado, que havia aplicado fraude contra uma idosa. Quatro pessoas foram presas.




