28.8 C
Goiânia
terça-feira, 23, dezembro 2025

Policlínica de Goianésia amplia cuidado renal e passa a ofertar Diálise Peritoneal

- Anúncio -

Mais Lidas

- Anúncio -
- Anúncio -
- Anúncio -
- Advertisement -

A Policlínica Estadual da Região São Patrício – Goianésia, unidade da rede estadual de saúde, passou a ofertar o serviço de Diálise Peritoneal a partir desta segunda-feira (22). A ampliação integra a estrutura de Terapia Renal Substitutiva (TRS) já existente na unidade, que atende pacientes de municípios da região. 

Atualmente, a Policlínica realiza tratamento por hemodiálise para 13 pacientes, com média de 156 sessões mensais. Cada procedimento dura cerca de quatro horas. A equipe multiprofissional acompanha todas as etapas, conforme os protocolos assistenciais estabelecidos.

Além da hemodiálise, a unidade oferece estrutura integrada para acompanhamento por outras especialidades médicas e serviços de apoio. Essa organização garante a continuidade do cuidado durante o tratamento renal.

Com a implantação da Diálise Peritoneal, o atendimento passa a incluir uma modalidade que amplia a autonomia do paciente. A equipe especializada acompanha periodicamente o tratamento, que o paciente pode realizar em casa. Até o momento, três pacientes já passaram por avaliação inicial para ingresso no novo serviço. 

Leia Mais: Polícia Civil de Goiás recebe novo helicóptero para reforço das operações aéreas

Siga o nosso Instagram, se inscreva no YouTube e também nos acompanhe no TikTok

Segundo a SES-GO, a expansão da diálise peritoneal descentraliza o atendimento e amplia o acesso ao tratamento renal no estado.

Para a superintendente Amanda Limongi, o novo serviço amplia a assistência aos municípios atendidos pela Policlínica de Goianésia. “A implantação amplia o cuidado renal na macrorregião e fortalece a rede assistencial, com foco na organização do serviço e no acompanhamento contínuo dos pacientes”, afirmou. 

Impacto da nova modalidade

O impacto da nova modalidade também é percebido pelos usuários. Paciente Valdinei Dias dos Santos faz hemodiálise há dois anos e avalia migrar para a diálise peritoneal. Ele afirma que o novo tratamento pode facilitar sua rotina. Ele destaca que realizar o procedimento em casa reduz os deslocamentos e garante mais flexibilidade no dia a dia.

A Policlínica de Goianésia é a terceira unidade da rede estadual a implantar a Diálise Peritoneal. Os serviços também foram disponibilizados, neste ano, nas Policlínicas de Posse e Formosa. A Secretaria de Estado da Saúde integra a iniciativa para ampliar o acesso ao tratamento renal e qualificar o atendimento aos pacientes do SUS.

- Anúncio -
- Anúncio -
- Anúncio -

Últimas Notícias

- Anúncio -