Prefeitura de Goiânia amplia inclusão e atende 7,3 mil alunos com necessidades educacionais especiais

Data:

A Rede Municipal de Educação de Goiânia atende atualmente 7.393 estudantes com Necessidades Educacionais Especiais (NEE), segundo dados da Secretaria Municipal de Educação (SME). Desse total, 6.955 estão matriculados no ensino comum e 438 no ensino especializado, o que representa 6,17% do total de matrículas da rede.

Para ampliar o atendimento, a SME informou a criação de 18 novas Salas de Recursos Multifuncionais (SRM), implantadas nas próprias unidades educacionais. Entre 2021 e 2025, o número de salas com Atendimento Educacional Especializado (AEE) passou de 30 para 93, aumento de 200% no período.

Atualmente, o AEE atende 3.908 estudantes, com apoio em dois CMAI, 93 Salas de Recursos Multifuncionais e CAEE

Das 376 instituições de ensino do município, 352 atendem alunos elegíveis à Educação Especial, o equivalente a 93,62% da rede. O atendimento contempla estudantes com TEA, deficiências auditiva, visual, física e intelectual, além de síndromes, altas habilidades/superdotação e outros transtornos do desenvolvimento.

Segundo a secretária municipal de Educação, Giselle Faria, o atendimento especializado é parte do processo de ensino-aprendizagem e segue as diretrizes da Política Nacional de Educação Especial (PNEE). A Gerência de Inclusão, Diversidade e Cidadania da SME acompanha as ações.

Leia Mais: Com investimento de R$ 9,5 milhões, Governo de Goiás entrega novo Terminal de Senador Canedo 

Siga o nosso Instagram, se inscreva no YouTube e também nos acompanhe no TikTok

Dia D da Inclusão

A secretaria também promoveu atendimentos médicos especializados a cerca de 200 estudantes da rede municipal com NEE que estavam sem acompanhamento de saúde, situação que impactava o desempenho escolar.

Além disso, foram realizadas 1.114 formações destinadas a profissionais que atuam com alunos da Educação Especial. As capacitações tiveram como objetivo qualificar o atendimento e ampliar as estratégias pedagógicas voltadas à inclusão.

Segundo a Gerência de Inclusão, Diversidade e Cidadania, o Atendimento Educacional Especializado considera as necessidades específicas de cada estudante no planejamento das ações. As Salas de Recursos Multifuncionais atendem, em média, de 28 a 30 alunos e buscam promover a articulação entre professores do AEE e do ensino comum.

Compartilhe esse post

Inscreva-se

spot_imgspot_img

Mais Notícias

Recomendadas
Recomendadas

Estudantes do Lyceu de Goiânia conquistam 1º lugar em concurso da Embaixada da França

Alunos conquistaram o 1º lugar no Zéro Cliché Brasil 2026, que propõe reflexão sobre igualdade de gênero e estereótipos

CBF sorteia quartas de final da Copa do Brasil com três clássicos estaduais

Grêmio, Atlético-MG, Vitória e Santos terão a vantagem de decidir a classificação em casa, no jogo de volta.

Daniel Vilela prevê transferência do Hugo para novo prédio até janeiro de 2027

O Hospital de Urgências de Goiânia será transferido para uma estrutura com mais de 400 leitos, 90 vagas de UTI e 20 salas cirúrgica

CBF aprova novas regras de arbitragem e limita tempo de goleiros, laterais e tiros de meta

As mudanças serão aplicadas nas Séries A, B, C e D do Campeonato Brasileiro masculino, na Série A1 do Brasileirão Feminino e na Copa do Brasil