Polícia Civil desarticula organização criminosa especializada em golpes virtuais e lavagem de dinheiro em operação conjunta com São Paulo

Data:

A Polícia Civil de Goiás, por meio da 1ª Delegacia Distrital de Polícia de Catalão (9ª DRP), com apoio da Polícia Civil de São Paulo, deflagrou, nesta quarta-feira (12), a Operação Falso Prêmio nas cidades de São Paulo e Guarulhos. A ação teve como objetivo cumprir 10 mandados de busca e apreensão domiciliar e três mandados de prisão preventiva, visando desarticular uma organização criminosa voltada à prática dos crimes de estelionato virtual e lavagem de dinheiro (art. 171, §2º-A do Código Penal e art. 2º da Lei nº 12.850/2013).

As investigações começaram após uma ocorrência registrada em julho de 2025. Na ocasião, uma moradora de Catalão (GO) foi vítima de um golpe por videochamada no WhatsApp. Ela recebeu a falsa notícia de que havia ganhado um prêmio em dinheiro de um supermercado local. Ao seguir as instruções dos golpistas, clicou em um link que a levou ao aplicativo do banco. Induzida a acessar a área PIX, a mulher percebeu logo em seguida uma transferência não autorizada de R$ 14 mil, constatando o golpe.

A equipe da 1ª DDP de Catalão usou técnicas de inteligência policial e investigação cibernética para identificar um núcleo criminoso estruturado. O grupo atuava na zona leste de São Paulo e em Guarulhos, onde adquiria celulares e chips, habilitava redes Wi-Fi e fazia chamadas fraudulentas. Também abria contas bancárias em nome de terceiros (“laranjas”) para movimentar o dinheiro obtido ilegalmente.

Leia Mais: Setor de serviços em Goiás cresce 3,6% em setembro e mantém ritmo acima da média nacional

Siga o nosso Instagram, se inscreva no YouTube e também nos acompanhe no TikTok

Investigações

Durante a operação, dois homens e uma mulher foram presos. As investigações apontaram que dois dos suspeitos já possuíam antecedentes por estelionato, inclusive com contas bancárias utilizadas em golpes semelhantes, reforçando a ligação com o principal investigado, também capturado.

Durante o cumprimento das ordens judiciais, os policiais apreenderam notebooks, computadores e sete celulares, que passarão por perícia técnica.

Após as formalidades legais na Polícia Civil de São Paulo, os presos foram levados ao sistema prisional paulista. Eles permanecem à disposição da Justiça, aguardando transferência para Goiás.

Compartilhe esse post

Inscreva-se

spot_imgspot_img

Mais Notícias

Recomendadas
Recomendadas

Palmeiras, Santos e Mirassol avançam na Copa do Brasil; São Paulo e Bragantino são eliminados 

Times paulistas viveram noite decisiva na Copa do Brasil, com três classificações e duas eliminações na quinta fase do torneio

Flanelinhas que exigirem dinheiro de motoristas poderão responder por extorsão na Pecuária de Goiânia

Cerca de 80 agentes atuarão diariamente no entorno do Parque Agropecuário para coibir reserva irregular de vagas e possíveis crimes contra motoristas

Trânsito no entorno da Pecuária de Goiânia terá bloqueios, desvios e proibição de estacionamento

Interdições, mudanças no fluxo de veículos e restrições de estacionamento serão implantadas no entorno do Parque de Exposições durante os dias de evento

Pecuária de Goiânia começa nesta quinta (14/5) e esgota mais de 70 mil ingressos para shows de Simone Mendes, Matheus & Kauan e Seu...

Simone Mendes, Seu Desejo e Matheus & Kauan comandam abertura da 79ª Exposição Agropecuária de Goiânia, que espera mais de 70 mil pessoas no primeiro dia