O Hospital Municipal de Aparecida de Goiânia Iris Rezende Machado (HMAP), conhecido como o “Gigante do Centro-Oeste”, foi destaque no ranking “Os Melhores Hospitais e Clínicas da América Latina 2025”, elaborado pela consultoria IntelLat. O hospital ficou em 41º lugar entre as unidades avaliadas na América Latina, 15º entre todos os hospitais públicos e privados do Brasil e 4º entre os hospitais públicos do País.
O levantamento foi divulgado em setembro. Ele avaliou 80 unidades de saúde com base em mais de mil critérios. Entre eles estão segurança do paciente, resultados clínicos, gestão de pessoas, eficiência operacional e financeira, inovação, sustentabilidade, telemedicina e experiência do paciente. O quesito prestígio considerou a opinião de 12 mil profissionais de saúde da América Latina.
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), o resultado reforça a qualidade dos serviços prestados pelo HMAP, a eficiência da gestão pública e o alto nível da equipe multiprofissional. O hospital, 100% público, é mantido pela Prefeitura de Aparecida de Goiânia e gerido pelo Einstein desde 2022.
Leia Mais: Câmara de Goiânia recebe projeto da Lei Orçamentária de 2026 com previsão de R$ 10,4 bilhões em receita e despesa
Siga o nosso Instagram, se inscreva no YouTube e também nos acompanhe no TikTok

Reconhecimento internacional.
“Ver o HMAP entre os melhores da América Latina e como o 4º melhor hospital público do Brasil é motivo de orgulho. Mostra que Aparecida tem uma saúde pública de excelência, com gestão eficiente e foco no cuidado humano”, destacou.
O secretário de Saúde, Alessandro Magalhães, afirmou que o resultado é fruto de investimentos constantes em estrutura, inovação e qualificação das equipes.
“A população reconhece a qualidade do atendimento no HMAP. Esse reconhecimento internacional reforça nosso compromisso com a vida e com uma saúde pública de alto padrão”, afirmou.

O Gigante HMAP
Inaugurado em 19 de dezembro de 2018, o HMAP é o maior hospital construído por uma prefeitura em Goiás. Administrado pelo Einstein desde junho de 2022, ocupa 17 mil m² e conta com mais de 1.100 colaboradores. Atende casos de alta complexidade em diversas especialidades, como hemodinâmica, cirurgia bariátrica e clínica pediátrica.
A unidade possui 10 salas cirúrgicas e 235 leitos, sendo 10 de UTI pediátrica, 39 de UTI adulto, 31 de enfermaria pediátrica e 155 de clínica médica e cirúrgica.
Entre janeiro de 2023 e julho de 2024, o HMAP realizou 90% dos procedimentos eletivos do SUS em Aparecida de Goiânia, o que fez do município a cidade que mais realiza cirurgias não urgentes pelo sistema público.
Em 2025, o hospital completará três anos sob gestão do Einstein. Nesse período, recebeu a acreditação ONA Nível 1, que garante segurança e qualidade na assistência. O hospital também conquistou o Selo Top Performer 2025, um reconhecimento pela excelência no cuidado a pacientes críticos.


