A Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Engenharia de Trânsito (SET), em parceria com a Defesa Civil Municipal, realiza nesta terça-feira (14), às 14h30, a primeira edição da Operação Tempo Fechado.
A blitz educativa acontece na Avenida C-107, próximo à Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA), no Jardim América.
Durante a ação, agentes da SET e equipes da Defesa Civil farão a entrega de panfletos com orientações de segurança e informações sobre os principais pontos de risco de alagamento na capital. O objetivo é conscientizar motoristas sobre os cuidados necessários durante chuvas fortes, alertando para os perigos de atravessar áreas alagadas e reforçando atitudes que ajudam a salvar vidas e proteger o patrimônio.

De acordo com o coordenador municipal da Defesa Civil, Robledo Mendonça, a principal meta da operação é alertar sobre os riscos das enxurradas.
“Muitos acidentes acontecem porque as pessoas subestimam a força da água. Mesmo uma enxurrada rasa pode arrastar um veículo. A recomendação é simples: se a água subiu acima do meio-fio, não encare. Evite áreas de risco e, se perceber o aumento repentino do nível da água, procure abrigo em um ponto mais alto”, destaca Robledo.
Leia Mais: Polícia Civil desarticula esquema de furto e desmanche de motocicletas em Goiânia e Anicuns
Siga o nosso Instagram, se inscreva no YouTube e também nos acompanhe no TikTok

Recomendações
Entre as recomendações repassadas aos condutores estão evitar trafegar por áreas alagadas, não atravessar enxurradas, reduzir a velocidade, manter distância segura de outros veículos e abandonar o carro em caso de pane, buscando abrigo em local seguro.
Para o secretário municipal de Engenharia de Trânsito, Tarcísio Abreu, a ação reflete o esforço conjunto da administração municipal em prevenir acidentes e preservar vidas.
“Essa é a primeira blitz com foco específico nas chuvas e faz parte do nosso trabalho preventivo. Nosso objetivo é alertar os motoristas sobre os riscos, compartilhar informações que salvam vidas e também ajudam a conservar o patrimônio de cada cidadão. É um trabalho educativo e de extrema importância para a segurança de todos”, afirma o titular da pasta.