O Governo de Goiás, por meio das secretarias de Estado da Segurança Pública (SSP-GO) e da Saúde (SES-GO), autuou 19 estabelecimentos entre os dias 2 e 4 de outubro durante a operação integrada de combate à falsificação de bebidas, realizada em Goiânia, Aparecida de Goiânia, Senador Canedo e Trindade.
A ação, determinada pelo governador Ronaldo Caiado, tem como objetivo verificar a procedência de produtos, fiscalizar bares e distribuidoras, coibir práticas criminosas e proteger a saúde da população. A operação tem caráter preventivo e ocorre após registros de contaminação por metanol em bebidas falsificadas em outros estados, que resultaram em mortes e internações.

Resultados da operação
Denominada Força-Tarefa Integrada Metanol, a ação já fiscalizou 30 estabelecimentos comerciais, recolheu 1.087 bebidas por apresentarem irregularidades — como vencimento, falta de registro ou ausência de selo do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) — e coletou 34 amostras para análise laboratorial.
Até o momento, foram registrados 30 procedimentos policiais, 82 perícias requisitadas e a apreensão de 166 maços de cigarros sem registro, 6 cigarros eletrônicos de venda proibida, 49 alimentos vencidos e 33 caixas de fogos de artifício. O Procon Goiás emitiu cinco advertências e cinco pessoas foram conduzidas à delegacia para os devidos procedimentos legais.
As ações reúnem equipes da Polícia Civil, Polícia Militar, Procon Goiás, Vigilância Sanitária Estadual e Superintendência de Vigilância em Saúde (Suvisa), entre outros órgãos parceiros.

Continuidade das fiscalizações
O secretário de Segurança Pública, Renato Brum dos Santos, destacou que as ações terão continuidade nos próximos dias.
“Houve determinação do governador Ronaldo Caiado de que esta operação fosse contínua. Fizemos uma reunião hoje, na Secretaria da Saúde, e vamos ampliar as ações em Goiânia e em cidades estratégicas de médio e grande porte”, afirmou.
O planejamento prevê novas fiscalizações nesta quarta-feira (8) em bares, restaurantes e boates.
Leia Mais: Polícia Civil desarticula grupo que aplicava golpes na venda de grãos em Goiás e outros 10 estados
Siga o nosso Instagram, se inscreva no YouTube e também nos acompanhe no TikTok

Casos suspeitos de intoxicação
Até o momento, Goiás registrou cinco notificações de casos suspeitos de intoxicação por metanol, sendo dois já descartados — em Bom Jesus e Senador Canedo. As autoridades investigam três casos: um em Itapaci (paciente internada em Uruaçu), outro em Formosa e outro em Padre Bernardo.
O secretário estadual de Saúde, Rasível Santos, informou que todos os casos estão sendo acompanhados de perto pelas equipes da pasta.
“Estamos monitorando de forma contínua a evolução dos pacientes e trabalhando para garantir a recuperação completa de cada um deles. Em alguns casos, ainda aguardamos o resultado dos exames laboratoriais para confirmar ou descartar a contaminação por metanol”, explicou.
Rasível também ressaltou que o Estado já tem o antídoto necessário para tratar possíveis intoxicações, recebido do Hospital das Clínicas. O Ministério da Saúde recebeu as notificações para manter uma reserva técnica de ampolas para uso emergencial.
