A Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME), enviou o ofício circular nº 215/2025 às 381 instituições da rede municipal, com orientações para que escolas e Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis) se adaptem ao período de altas temperaturas e baixa umidade relativa do ar na capital.
O documento destaca a importância de conscientizar servidores, famílias e estudantes sobre os riscos à saúde, com atenção especial às crianças, mais vulneráveis a doenças relacionadas à estiagem. Entre as recomendações estão:
- Adequação das aulas de Educação Física;
- Hidratação frequente com água e sucos naturais;
- Evitar alimentos de difícil digestão;
- Uso de toalhas ou panos umidificados e recipientes com água nos ambientes;
- Evitar banhos quentes;
- Utilizar roupas claras e leves;
- Usar proteção ao se expor ao sol;
- Manter ambientes ventilados com portas e janelas abertas, quando possível.

Leia Mais: Prefeitura de Goiânia abre cadastro para sorteio de 40 geladeiras a famílias de baixa renda
Siga o nosso Instagram, se inscreva no YouTube e também nos acompanhe no TikTok
Adaptações nas atividades pedagógicas
Com a chegada do calor, algumas instituições já implementaram mudanças na rotina escolar para garantir conforto e bem-estar. Entre as práticas estão banhos de mangueira, atividades ao ar livre em áreas sombreadas, duchas, rodas de leitura e piqueniques.
No Cmei Village Atalaia, por exemplo, as atividades que envolvem água são as preferidas das crianças. A diretora, Anna Paula Canedo, explica que esses momentos não só promovem o bem-estar físico, como também estimulam a exploração, criatividade, socialização e a consciência sobre preservação da água. “Trabalhamos conceitos como partilha de brinquedos e interação com o ambiente, garantindo aprendizado e cuidado com a saúde”, afirma.
A SME reforça que a adaptação da rotina escolar é fundamental para prevenir problemas de saúde durante o período de calor e ar seco, promovendo segurança e conforto para todos os estudantes.