O prefeito Sandro Mabel apresentou, na manhã desta segunda-feira (28), o programa Nova Mobilidade como um dos exemplos mais avançados de transformação urbana em curso no país. O anúncio foi feito durante o lançamento do projeto nacional “Mobilidade em Foco”, promovido pelo Ministério das Cidades e pelo IBGE, na sede da Fecomércio, em Goiânia. O evento reuniu técnicos, gestores e representantes de 14 cidades-piloto, além de autoridades federais.
Presidente da Comissão de Mobilidade Urbana da Frente Nacional de Prefeitas e Prefeitos (FNP), Mabel destacou que Goiânia vem priorizando o transporte coletivo com soluções que já estão em funcionamento. “Estamos provando que é possível fazer diferente. Goiânia tem pressa, e por isso já entregamos mudanças reais no transporte coletivo, com vias desobstruídas, sincronização semafórica, nova frota e uma rede metropolitana totalmente integrada”, afirmou.
Transporte coletivo com prioridade
O programa Nova Mobilidade atua em três frentes: nova RMTC, novo trânsito e mobilidade ativa. Entre as ações em curso estão a criação de 36 corredores estruturais com faixas preferenciais para ônibus e bicicletas. Além disso, a prefeitura trabalha na sincronização de mais de 80 cruzamentos e na operação semafórica em tempo real, gerenciada pela Central Integrada de Trânsito e Transporte (CITT).
A chamada metronização — modelo que ajusta semáforos para reduzir paradas — já mostrou resultados expressivos: a velocidade média dos ônibus nesses corredores chega a 23 km/h, e o número de paradas caiu até 80%. Em trajetos que antes exigiam cinco ou seis paradas, hoje os veículos completam o percurso com apenas uma interrupção, no máximo.
Com isso, o sistema ganha em eficiência, reduz o tempo de viagem, o desgaste da frota e o custo operacional. A melhoria da pontualidade também aumenta a atratividade do transporte coletivo, incentivando a população a deixá-lo o carro em casa.
“Goiânia tem quase um carro por habitante, o que impacta diretamente o trânsito e a qualidade de vida. Com um transporte público mais rápido e confortável, conseguimos mudar essa realidade”, explicou o prefeito.
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Integração entre 21 municípios
A Nova RMTC já atende 21 municípios e alcança 2,5 milhões de habitantes. O sistema conta com 299 linhas integradas pelo Bilhete Único Metropolitano. Prefeitura de Goiânia, Governo de Goiás e municípios conurbados compartilham a gestão do modelo de governança.
A divisão do subsídio tarifário segue um modelo equilibrado: Goiânia e o Estado arcam com 41% cada, enquanto Aparecida de Goiânia contribui com 9%. Os demais municípios dividem os 9,6% restantes.
Reconhecimento nacional
O diretor de Regulação da Secretaria Nacional de Mobilidade Urbana, Marcos Daniel, elogiou os avanços da capital. “Ver uma cidade como Goiânia transformar discurso em prática com liderança e resultados concretos é inspirador. É um modelo que dá certo e precisa ser replicado em todo o país”, afirmou.
Entre as 14 cidades-piloto que participam do projeto “Mobilidade em Foco”, Goiânia é a única com abordagem metropolitana consolidada, e servirá como referência para o novo Banco Nacional de Dados do Sistema de Informações de Mobilidade Urbana (Simu). A plataforma será essencial para orientar investimentos e políticas públicas baseadas em dados concretos.