Com o objetivo de aumentar a cobertura vacinal contra a influenza em Goiás, municípios da Região Metropolitana vêm adotando diversas estratégias para aproximar as vacinas da população. Ações itinerantes, horários estendidos e pontos de vacinação em locais inusitados fazem parte dos esforços conjuntos das prefeituras com apoio do Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO).
O secretário estadual de Saúde, Rasível Santos, ressalta que as medidas adotadas pelos municípios são simples, contínuas e têm apresentado resultados positivos. “Todos têm que fazer a sua parte. Só assim vamos garantir proteção e atendimento de qualidade para todos. Precisamos prevenir o que for possível por meio da vacina”, ressaltou.
Municípios com maior densidade populacional, como Goiânia, Aparecida de Goiânia, Anápolis e Senador Canedo, têm apostado em medidas criativas para elevar os índices de vacinação, que ainda estão distantes da meta de 95% definida pelo Ministério da Saúde. Atualmente, Goiânia alcançou 45,54% de cobertura; Aparecida, 42,47%; Anápolis, 33,84%; e Senador Canedo, 47,47%.
Leia Mais: Prefeitura de Goiânia realiza ação integrada na Rua 10 para acolhimento de pessoas em situação de rua
Siga o nosso Instagram, se inscreva no YouTube e também nos acompanhe no TikTok

Iniciativas criativas
A capital goiana, por exemplo, ampliou a rede de atendimento com 35 salas de vacina e contratou 98 novos profissionais para agilizar o processo. Além disso, tem ofertado vacinação aos sábados em 26 pontos fixos e criado unidades alternativas em locais estratégicos, como o Zoológico, Hospital da Polícia Militar, Hospital das Clínicas da UFG e, em parceria com o Estado, no Cora e no Hecad.
Senador Canedo também apostou em espaços inusitados para alcançar mais pessoas. Durante um forró promovido pelo CRAS para idosos, mais de 40 pessoas foram imunizadas. O município também realizou vacinação em empresas, indústrias e até na maternidade local.
Anápolis tem adotado horários estendidos para facilitar o acesso à vacinação após o expediente. A cidade também promove ações em shoppings e realiza os “Dias D” nos fins de semana, o que tem ampliado o alcance, sobretudo quando há campanhas de divulgação mais intensas.
Em Aparecida de Goiânia, a vacinação ocorre regularmente em 36 salas de segunda a sexta, além da Central de Imunização aos sábados. A Secretaria de Saúde também tem apostado em mutirões e ações itinerantes para atingir áreas mais afastadas.

Campanha e números preocupantes
A Campanha Estadual de Vacinação contra a Influenza foi iniciada no dia 1º de abril, inicialmente voltada apenas aos grupos prioritários. No entanto, com a baixa procura, o governo estadual decidiu, a partir de 16 de maio, ampliar o público-alvo para todas as faixas etárias.
Em 30 de junho, o Estado decretou situação de emergência em saúde pública em razão do aumento expressivo de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag). Até o momento, já foram registrados 7.542 casos, sendo 1.338 apenas de Influenza — número que supera os registros de todo o ano de 2024.
Com esses dados, a cobertura vacinal em Goiás permanece abaixo do esperado, com 41,81%. A média nacional está em 45,14%.

Cidades com melhor desempenho
Outros municípios da Região Metropolitana de Goiânia também têm se destacado na cobertura vacinal:
- Caldazinha: 55,33%
- Inhumas: 54,14%
- Hidrolândia: 49,91%
- Santo Antônio de Goiás: 47,97%
- Bonfinópolis: 48,74%
- Trindade: 44,73%
- Aragoiânia: 51,95%
- Nerópolis: 46,87%