O Governo de Goiás lançou, nesta quinta-feira (10), o Canal Saúde Goiás, um novo serviço que amplia e facilita a comunicação entre o cidadão e a rede estadual de saúde. Com a ferramenta, o público poderá receber informações sobre campanhas de vacinação, prevenção de doenças como a dengue, além de detalhes sobre consultas, exames e internações.
O atendimento será feito por WhatsApp, ligação telefônica e SMS. Nosso objetivo é tornar o sistema mais dinâmico, eficiente e acessível. “Essa central trabalha especificamente para simplificar a vida da pessoa. Vai dar dinâmica, resultado e eficiência”, afirmou o governador Ronaldo Caiado durante o lançamento.
Segundo o vice-governador Daniel Vilela, o uso de tecnologia e inteligência artificial será fundamental para organizar e otimizar o atendimento no Estado. “Vamos gerenciar tudo, desde a ocupação de vagas até cirurgias, internações e consultas”, pontuou.
Leia Mais: Prefeitura de Goiânia conclui nova pavimentação no Cepal do Jardim América
Siga o nosso Instagram, se inscreva no YouTube e também nos acompanhe no TikTok

Envio de alertas e acompanhamento de atendimentos
A primeira ação do novo canal será o envio de alertas sobre as campanhas em andamento. No momento, a prioridade é conscientizar sobre a importância da vacinação contra a influenza, diante do aumento dos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag).
Além disso, o cidadão poderá acessar dados importantes sobre sua posição em filas de espera, agendamentos de exames, informações sobre medicamentos de alto custo e orientações sobre picadas de animais peçonhentos ou cuidados materno-infantis. O serviço funcionará por meio dos números:
WhatsApp e chamadas:
- (62) 3413-2700
- (62) 3201-3797
- (62) 3201-3768
SMS:
- Número 27399
Central de atendimento por ligação:
- 155

Transparência e proteção de dados
De acordo com o secretário de Estado da Saúde, Rasível dos Reis, a equipe desenvolveu o sistema com base nas diretrizes da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). As mensagens serão enviadas apenas por números verificados. O sistema não solicitará dados sensíveis, como senhas ou informações bancárias.
Os usuários acessarão os serviços por meio do CPF ou do Cartão Nacional de Saúde (CNS). Isso garantirá segurança no acompanhamento individual. “Essa ferramenta é de uma importância ímpar. O cidadão vai controlar a data da consulta, do exame, e terá acesso direto à regulação da internação”, reforçou o governador.
O Governo de Goiás espera que o Canal Saúde reduza o absenteísmo em consultas e exames. A meta é preencher as vagas desmarcadas com mais agilidade.