Prefeitura de Goiânia projeta expansão da metronização para outras linhas de ônibus da capital 

Data:

A Prefeitura de Goiânia vai ampliar o sistema de metronização — tecnologia que utiliza inteligência artificial para dar prioridade aos ônibus nos cruzamentos com semáforos — para outros corredores e faixas exclusivas da capital. A ferramenta já está em funcionamento no BRT Leste-Oeste, entre os terminais Novo Mundo e Praça da Bíblia, onde provocou aumento significativo na velocidade média dos coletivos, que saltou de 15 km/h para 22 km/h. A meta da gestão é alcançar 25 km/h nos próximos meses. 

O prefeito Sandro Mabel planeja levar a inovação a 200 quilômetros de corredores nos próximos quatro anos. O objetivo é tornar o transporte coletivo mais ágil e atrativo para a população. “Além dos dois eixos do BRT, vamos expandir a metronização para as demais linhas e faixas exclusivas. A ideia é fazer com que o goianiense prefira o ônibus ao carro”, afirmou. 

Menos paradas, mais fluidez 

A tecnologia opera com sensores instalados nos ônibus e nas vias. Esses dispositivos enviam dados em tempo real para uma central. Ao identificar a aproximação dos veículos, ela libera automaticamente os semáforos, reduzindo paradas e melhorando a fluidez do trânsito.

Segundo a Companhia Metropolitana de Transportes Coletivos (CMTC), o número de paradas de ônibus caiu de quatro para apenas uma no trecho onde o sistema já está ativo. O secretário municipal de Engenharia de Trânsito, Tarcísio Abreu, reforça que os ganhos operacionais tendem a crescer com a implementação da tecnologia em novos trechos. “O próximo será o segmento de 6 km entre os terminais Praça da Bíblia e Praça A, previsto para começar a operar até o fim do segundo semestre”, adiantou.

Leia Mais: Municípios goianos ampliam vacinação contra Influenza com ações simples e alcançam mais de 60% de cobertura 

Siga o nosso Instagram, se inscreva no YouTube e também nos acompanhe no TikTok

Transporte sob demanda também será retomado 

Como parte da estratégia de modernização do transporte público, a Prefeitura também deve retomar a operação de ônibus menores sob demanda, conhecidos como “citybus”. A medida visa oferecer mais opções de deslocamento e aumentar a eficiência do sistema, atraindo novos usuários para o transporte coletivo. 

Compartilhe esse post

Inscreva-se

spot_imgspot_img

Mais Notícias

Recomendadas
Recomendadas

PRF apreende 100 kg de maconha na BR-364, em Mineiros (GO)

Na tarde desta quarta-feira (27), a Polícia Rodoviária Federal...

Senado aprova novo piso salarial de R$ 5,1 mil para professores da educação básica

O novo valor representa um aumento de 5,4% em relação ao piso anterior, fixado em R$ 4.867,77

Campanha do Agasalho segue arrecadando roupas de frio em 22 pontos de Goiânia até 31 de julho

A orientação é para que todas as doações estejam limpas e em bom estado de conservação.

Goiás amplia vacinação contra gripe para toda a população a partir de 1º de junho

Atualmente, a cobertura vacinal em Goiás está em 34,78% entre os públicos prioritários, índice abaixo da meta de 90% estabelecida pelo Ministério da Saúde