18.8 C
Goiânia
terça-feira, 1, julho 2025
- Anúncio -

Governo de Goiás abre vagas para oficinas gratuitas de arte em julho na Escola de Artes Visuais 

- Anúncio -

Mais Lidas

- Anúncio -
- Anúncio -
- Anúncio -
- Advertisement -

A partir desta segunda-feira (30), estão abertas as inscrições para as oficinas gratuitas da Escola de Artes Visuais (EAV), unidade da Secretaria de Estado da Cultura (Secult Goiás). A programação de julho é voltada para toda a comunidade e reúne artistas locais em encontros que unem técnicas tradicionais e reflexões contemporâneas, promovendo o aprendizado e o diálogo artístico. 

A primeira oficina acontece no dia 5 de julho, das 9h às 12h, com o artista Marcelo Ramalho, que vai ministrar “Técnica para Criação de Diário Fotográfico”. A proposta é a criação de livros de artista por meio da técnica de transferência – que envolve fotogravura em diferentes suportes, integrando poesia, desenho e memórias visuais com forte carga autobiográfica e política. 

Marcelo também está com a exposição “Matrizes de Banzo: entre o perene e o perecível” em cartaz até o dia 6 de julho no Centro Cultural Octo Marques. Seu trabalho é conhecido por explorar os limites da fotografia ao usar materiais inusitados e registrar paisagens urbanas marginais com abordagens pessoais e sociais. 

Como participar 

As inscrições são divulgadas sempre pelo Instagram da Secult (@octomarques.secultgoias). Ao manifestar interesse, o participante deve enviar um e-mail para [email protected] com as seguintes informações: 

  • Nome da oficina
  • Data escolhida
  • Nome completo
  • Telefone
  • E-mail para contato

Leia Mais: Prefeitura de Goiânia intensifica ações de prevenção a acidentes com escorpiões   

Siga o nosso Instagram, se inscreva no YouTube e também nos acompanhe no TikTok

Programação diversa e inclusiva 

Além da oficina de diário fotográfico, o cronograma inclui outras quatro oficinas e uma semana especial dedicada à arte têxtil. Uma das propostas é o Grupo de Estudos Arte em Transição – 2º semestre, com o artista Jocy Júnior, que promove reflexões sobre a produção artística de pessoas trans e travestis nas artes visuais do Brasil. 

Outro destaque é a participação do coletivo Tulassy / Espelho da Alma, com duas oficinas: 

  • Gravuras em Borracha, que ensina técnicas básicas de impressão manual 
  • Modelagem em Cerâmica, inspirada em saberes tradicionais ligados ao barro 

Fechando a programação, a artista Sara Lee conduz a oficina “Intensidade no Meio Artístico”. Essa vivência estimula a liberdade criativa por meio de cores, formas e estilos, explorando a expressividade nas artes visuais.

A Escola de Artes Visuais quer abrir espaço para experimentar, trocar saberes e promover a inclusão cultural. Assim, aproximará diferentes públicos do universo da arte e da criação.

- Anúncio -
- Anúncio -
- Anúncio -

Últimas Notícias

- Anúncio -