Crixás celebra 143 anos de tradição com as Cavalhadas neste fim de semana

Data:

O município de Crixás, no Norte de Goiás, recebe neste sábado (28) e domingo (29) mais uma edição das tradicionais Cavalhadas, festa centenária que faz parte do Circuito das Cavalhadas 2025. Realizada no Cavalhódromo Municipal, a celebração remonta ao ano de 1882 e integra um calendário estadual que percorre 15 cidades goianas, com investimento de R$ 4,4 milhões do Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult).

A cidade é a nona a sediar o circuito neste ano. O apoio do Estado garante a infraestrutura necessária para receber o público, como montagem de arquibancadas, tendas e banheiros. Além de preservar uma das mais antigas tradições culturais de Goiás, o evento também impulsiona a economia local, com movimentação no comércio, hotéis, bares e restaurantes.

História e retomada

As Cavalhadas de Crixás têm origem na tradição da Igreja Católica e são encenadas há mais de um século, com apenas uma interrupção de 30 anos. A retomada ocorreu na década de 1980, graças ao empenho do casal Joaquim Maciel e Ana Carvalho, que resgataram a festa junto à comunidade.

Inspiradas nas batalhas entre cristãos e mouros, as Cavalhadas unem religiosidade, cultura, turismo e identidade histórica, sendo consideradas patrimônio imaterial do Estado. A origem das celebrações remonta à Idade Média, com forte influência da cultura portuguesa e espanhola. No Brasil, as primeiras representações surgiram no século XVI, e em Goiás, há registros desde 1751, na antiga Santa Luzia, hoje Luziânia.

Leia Mais: Comurg afasta mais quatro servidores por suspeita de fraude em acordos extrajudiciais

Siga o nosso Instagram, se inscreva no YouTube e também nos acompanhe no TikTok

Cidades do circuito

Além de Crixás, o Circuito das Cavalhadas já passou por Luziânia, Santa Cruz de Goiás, Posse, Jaraguá, Pirenópolis, São Francisco de Goiás, Palmeiras de Goiás e Hidrolina. As próximas paradas serão em Niquelândia, Santa Terezinha de Goiás, Cidade de Goiás, Pilar de Goiás, Corumbá de Goiás e Silvânia.

Programação – Cavalhadas de Crixás

Local: Cavalhódromo Municipal
Sábado (28/6)

  • 13h30 – Saída do desfile da Prefeitura
  • 14h – Início do desfile no campo da Cavalhada
  • 14h50 – Entrada solene dos cavaleiros cristãos e mouros

Domingo (29/6)

• 14h – Início do desfile no campo
• 15h – Entrada solene dos cavaleiros cristãos e mouros

Compartilhe esse post

Inscreva-se

spot_imgspot_img

Mais Notícias

Recomendadas
Recomendadas

Vereador Willian Veloso solicita adequações de acessibilidade na 79ª Pecuária de Goiânia

O vereador e presidente da Comissão da Pessoa com...

Governo de Goiás abre seleção para barraquinhas na Vila Gastronômica do Arraiá do Bem

Ao todo, serão disponibilizados 35 quiosques padronizados para comercialização de comidas típicas durante o evento

Caldas Country Festival anuncia Gusttavo Lima como atração da edição histórica de 20 anos

O anúncio foi divulgado nesta terça-feira (12) e reforça o peso da edição comemorativa de um dos maiores festivais sertanejos do país

Prefeitura inicia ordenamento para ambulantes no entorno do Parque Areião em dias de jogos na Serrinha 

A Prefeitura de Goiânia iniciou uma operação de ordenamento...