Goiás lidera queda de homicídios dolosos no Centro-Oeste, segundo Ministério da Justiça 

Data:

Goiás registrou a maior redução percentual de homicídios dolosos da Região Centro-Oeste em 2024, com queda de 11,35% em relação ao ano anterior. De acordo com o Mapa da Segurança Pública 2025, divulgado nesta quarta-feira (11) pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), o estado teve 890 vítimas desse tipo de crime, frente a 1.004 em 2023. 

A taxa de homicídios dolosos goiana é de 12,11 por 100 mil habitantes, bem abaixo da média nacional de 16,64. Com esse índice, Goiás ocupa o quarto lugar entre os estados com menor taxa de homicídios do país — atrás apenas de São Paulo, Santa Catarina e Distrito Federal. 

O secretário de Segurança Pública, Renato Brum dos Santos, atribuiu o resultado ao trabalho contínuo das forças de segurança. “Estamos combatendo o crime de forma estratégica. A inteligência policial, o enfrentamento às organizações criminosas e o controle de armas são nossas prioridades. A redução dos homicídios mostra que estamos no caminho certo”, afirmou. 

Siga o nosso Instagram, se inscreva no YouTube e também nos acompanhe no TikTok.

Leia Mais: Governo de Goiás lança Norma, assistente virtual com inteligência artificial para facilitar acesso às leis estaduais 

Furtos e roubos de veículos

Além dos homicídios, o levantamento destaca Goiás como líder na redução de furtos e roubos de veículos em todo o Brasil. Os furtos caíram 20,36%, passando de 4.454 casos em 2023 para 3.547 em 2024. A taxa por 100 mil veículos também diminuiu, saindo de 94,23 para 72,00 — valor muito inferior à média nacional, que é de 173,52. 

No caso dos roubos de veículos, que envolvem ameaça ou violência, a queda foi ainda maior: 25,27%. Foram 704 registros em 2024, contra 942 no ano anterior. A taxa de 14,29 por 100 mil veículos é a menor do país. 

Roubos de cargas

O relatório também mostra avanços em outras frentes. Os roubos de cargas caíram 65,85%, saindo de 41 ocorrências em 2023 para apenas 14 neste ano. Já os crimes contra instituições financeiras se mantiveram zerados, um marco importante para a segurança patrimonial no estado. Este é o segundo ano consecutivo sem registros desse tipo de crime em toda a Região Centro-Oeste. 

Esses resultados reforçam o impacto das ações integradas das forças policiais, que atuam com foco na prevenção e no enfrentamento direto ao crime organizado. 

Compartilhe esse post

Inscreva-se

spot_imgspot_img

Mais Notícias

Recomendadas
Recomendadas

Servidores da educação de Aparecida de Goiânia realizam paralisação com indicativo de greve

Os servidores da rede municipal de educação de Aparecida...

Polícia investiga desaparecimento de idosa que dura mais de 20 dias em Morrinhos

A Polícia Civil de Goiás investiga o desaparecimento de...

Nubank Parque: Votação popular define novo nome do estádio do Palmeiras

Nesta segunda-feira (4), o Nubank anunciou oficialmente que a...