A Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria de Engenharia de Trânsito (SET) e da Secretaria de Infraestrutura (Seinfra), avança com a implantação da terceira faixa em toda a extensão da Avenida Castelo Branco, incluindo a conexão com a Avenida Mutirão. No trecho entre as praças Ciro Lisita e Walter Santos, no Setor Coimbra, a via passará por adequação geométrica para acomodar a nova faixa. A intervenção faz parte de um conjunto de melhorias voltadas à mobilidade urbana, especialmente para reduzir congestionamentos nos horários de pico.
A obra integra o Plano Nova Mobilidade, que prevê ações em dez importantes avenidas da capital. Para viabilizar a terceira faixa, foi necessário proibir o estacionamento ao longo dos quase oito quilômetros da via. Como alternativa, mais de 500 vagas estão sendo demarcadas em ruas secundárias próximas.
“O que vemos hoje é que, em grande parte, quem estaciona na frente das lojas são os próprios funcionários ou comerciantes. Muitas dessas lojas já possuem áreas recuadas para clientes, então isso não pode ser um impedimento para medidas que vão melhorar o trânsito e beneficiar milhares de pessoas. Se nada for feito, o tráfego intenso pode até afastar consumidores dos comércios da região. Vamos agir para mudar essa realidade”, afirma o prefeito Sandro Mabel.
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Sincronização semafórica e conversões proibidas
Além da nova faixa, a SET implantará a sincronização semafórica, conhecida como “onda verde”, para garantir maior fluidez ao trânsito, reduzindo paradas ao longo do percurso. Segundo o secretário de Engenharia de Trânsito, Tarcísio Abreu, a tecnologia permitirá monitoramento e controle automático dos semáforos. “Isso representa um grande avanço para a cidade. Teremos um trânsito mais organizado e ágil para quem circula pela região”, explica.
Outra medida para otimizar o fluxo de veículos é a restrição de três conversões à esquerda ao longo da avenida, incluindo a da Rua Jaraguá. Essas interseções frequentemente causam congestionamentos devido à necessidade de múltiplos tempos semafóricos. Com a mudança, a expectativa é reduzir o tempo de espera nos cruzamentos e tornar a circulação mais eficiente.
O projeto também prevê a construção de um novo acesso da Avenida Castelo Branco para a Marginal Cascavel, atendendo a uma demanda antiga dos motoristas que utilizam essa rota diariamente. O secretário Tarcísio Abreu reforça que todas as intervenções foram planejadas com base em estudos técnicos para beneficiar a população.
“As mudanças podem gerar transtornos no início, mas os benefícios serão muito maiores. Estamos promovendo uma revolução no trânsito de Goiânia, com soluções inteligentes para acompanhar o crescimento da cidade. Se não agirmos agora, estaremos fadados ao atraso”, destaca.