Governador e vice defendem na Justiça fim da cobrança do ICMS da energia solar

Data:

Ronaldo Caiado e Daniel Vilela, governador e vice de Goiás, respectivamente, acionaram a Justiça nesta sexta-feira (24) com o intento de suspender a cobrança de ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) sobre o excedente de energia elétrica gerada e injetada na rede de distribuição por centrais de microgeração e minigeração de energia solar no estado.

A incidência é devido à Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e a uma Lei Federal aos estados, segundo explicação do chefe do Executivo goiano em coletiva de imprensa.

Ronaldo Caiado destacou ainda que não é Goiás que está com essa propostas, mas, sim, o governo federal.

“O Estado está sendo prejudicado por uma imposição de âmbito federal que penaliza uma fonte limpa e sustentável de energia. A cobrança desse imposto é inadmissível e, por isso, ingressamos com esta ação para que sua inconstitucionalidade seja reconhecida e a cobrança seja suspensa de forma definitiva”, pontuou.

No texto da ação apresentado por Caiado e Daniel consta que a incidência de ICMS sobre o excedente de energia gerada e injetada na rede elétrica não é permitida, já que os geradores de energia fotovoltaica não realizam operações mercantis.

Ademais, Ronaldo Caiado determinou estudos para garantir a devolução aos consumidores do imposto cobrado em dezembro passado. O governador já manifestou ser contrário à cobrança e ao aumento de impostos.

Assim, o governo de Goiás tenta junto ao Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) a revogação da tributação, uma vez que está em Regime Recuperação Fiscal (RRF).

A cobrança gerou intenso debate em Goiás, sobretudo entre os consumidores e o segmento de energia fotovoltaica.

Compartilhe esse post

Inscreva-se

spot_imgspot_img

Mais Notícias

Recomendadas
Recomendadas

HUGO amplia captação de órgãos e reforça importância da doação em Goiás

Hospital foi o que mais captou órgãos para transplantes em Goiás entre janeiro e agosto de 2026 e aposta no acolhimento das famílias

MotoGP confirma GP do Brasil em Goiânia para 4 de abril de 2027

Autódromo Internacional de Goiânia receberá o Mundial de 2 a 4 de abril, na terceira etapa da temporada de 2027

Goiânia amplia vacinação contra pneumonia para idosos com 85 anos ou mais

Pneumo 20 passa a ser oferecida aos idosos a partir de 85 anos nas salas de vacinação da rede municipal de saúde

Pesquisa Quaest mostra Daniel Vilela com 42% na disputa pelo Governo de Goiás

Pesquisa divulgada nesta quinta-feira (24) mostra Marconi Perillo com 19% e Wilder Morais com 15% das intenções de voto.