O Produto Interno Bruto (PIB) do estado de Goiás, que é a soma de todos os bens e serviços produzidos, fechou o ano de 2023 com seu maior valor na história. O montante total do período foi de R$336,7 bilhões e representa um crescimento de 4,4% em relação ao PIB de 2022.
A estatística é projeção do Instituto Mauro Borges de Estatística e Estudos Socioeconômicos (IMB). No ano passado, a produção goiana registrou um incremento de R$26,5 bilhões, e os três setores pesquisados tiveram desempenho positivo. O destaque foi para a agropecuária, com alta de 12,9%.
A indústria teve uma alta de 3,8% e o setor de serviços 2,2%. Este último é responsável por quase 60% da economia local e inclui desde limpeza, atendimento ao consumidor, transporte, beleza, até finanças de modo geral.
Ainda de acordo com o IMB, Goiás registrou, em 2023, a maior participação histórica no PIB do país: 3,1%. “É uma tendência que vinha se apresentando desde 2018, e agora, em 2023, nós temos a maior participação do PIB nacional da nossa história”, comentou o diretor-executivo Erick Figueiredo.
O Estado registrou redução do chamado “Custo Goiás”, ou seja, o custo médio estimado para abertura e manutenção de empresas. Para o setor produtivo, as informações confirmam que Goiás possui um ambiente seguro para os negócios.
Leia mais: Prefeitura de Goiânia prepara novas regularizações de áreas na cidade