Goiás tem a menor taxa de desocupação de longo prazo do país, aponta ranking

Data:

Goiás é o estado com menor taxa de desocupação profissional de longo prazo do Brasil, com apenas 5,6%. O dado, que já havia sido antecipado pelo Instituo Mauro Borges, consta no Ranking de Competitividade dos Estados, elaborado pelo Centro de Liderança Pública. O segundo e o terceiro colocados são Piauí e Pará, com quase o dobro do índice goiano: 10% e 10,5%, respectivamente. Já o Rio de Janeiro possui a pior marca, que é 42,30%.

A taxa de desocupação de longo prazo é novidade no relatório e traz números referentes ao ano de 2023. “Dado que longos períodos afastados do mercado de trabalho provocam perda de capital humano, o indicador permite a compreensão da dinâmica do potencial de crescimento da economia no médio e longo prazo”, explica o documento, que destaca Goiás na liderança.

De acordo com o levantamento, quando uma pessoa fica muito tempo fora do mercado de trabalho, é possível que desaprenda as tarefas, se desatualize em relação a novas práticas e tenha dificuldade de ser tão produtivo quanto antes. Por isso, quanto menor o índice de desocupação de longo prazo, mais promissor o estado se torna em relação ao capital humano.

Criação de empregos

No quarto trimestre de 2023, Goiás registrou recorde de pessoas ocupadas, com 3,8 milhões de trabalhadores. Foi o melhor resultado desde 2012, conforme apontam os dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) Contínua, divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Além disso, o ano terminou com menos 33 mil pessoas desocupadas se comparado com o mesmo período de 2022.

Em janeiro de 2024, Goiás gerou 14.926 novos postos de empregos formais, atingindo a marca de 1,533 milhões de pessoas inseridas no mercado de trabalho. Os dados são referentes ao Novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged), divulgado pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e validados pelo Instituto Mauro Borges (IMB).

Leia mais: Óbitos por dengue em Goiás superam todo o ano de 2023

Compartilhe esse post

Inscreva-se

spot_imgspot_img

Mais Notícias

Recomendadas
Recomendadas

Programa Cidade para Crianças utiliza sugestões de alunos para melhorar entorno das escolas em Goiânia

Iniciativa da Prefeitura de Goiânia busca tornar os espaços escolares mais seguros, acessíveis e acolhedores com participação da comunidade

Espanha e Japão goleiam, Egito vence a primeira em copas e Cabo Verde segura Uruguai

Cinco jogos movimentaram a rodada de Copa do Mundo...

Goiás registra menor taxa de analfabetismo da história e alcança recordes na educação, aponta IBGE

Estado reduz índice para 3,5% em 2025, amplia conclusão da educação básica e registra menor percentual de jovens que não estudam nem trabalham desde o início da série histórica

Messi brilha com hat-trick na estreia da Argentina e Áustria vence Jordânia pelo Grupo J da Copa do Mundo

A seleção argentina lidera a chave após goleada sobre a Argélia, enquanto os austríacos começaram a Copa do Mundo de 2026 com vitória diante da estreante Jordânia