O Centro de Excelência em Inteligência Artificial da Universidade Federal de Goiás (UFG) desenvolve em parceria com a empresa Recovery, um novo projeto em Inteligência Artificial para auxiliar na negociação de dívidas.
Uma das maiores dificuldades é que muitas vezes a oferta da renegociação não cabe no bolso do cliente. É aí que entra a vantagem da inteligência artificial, que, com base em dezenas de informações, consegue chegar em um valor de acordo que a pessoa consiga pagar e se livrar das dívidas. O objetivo do programa é oferecer descontos de forma mais personalizada para os clientes.
Desde o início do projeto até hoje, mais de 6 milhões de pessoas com dívidas já foram impactadas pela metodologia de descontos e dezenas de milhões de reais já foram pagos.
Para o pesquisador da UFG, Luckeciano Carvalho Melo, o projeto envolve diversos desafios para agentes de tomada de decisão. “Existe um grande volume de usuários com perfis distintos e o agente precisa selecionar o melhor desconto, baseado nas características individuais. A priori, não existe desconto certo ou errado, de forma que ele precisa explorar diferentes opções pra definir a melhor estratégia personalizada”, diz.
Leia mais: Funcionária mais antiga da Comurg celebra Dia das Mães ao lado da filha que também é gari