Delegacias de atendimento à mulher terão funcionamento 24 horas

Data:

O presidente Lula publicou nesta terça-feira, 4, a lei que determina que as delegacias especializadas de Atendimento à Mulher (Deam) funcionem 24 horas por dia, inclusive em feriados e finais de semana, prestando atendimento em salas reservadas e preferencialmente por policiais mulheres.

Os policiais encarregados do atendimento deverão receber treinamento adequado para permitir o acolhimento das vítimas de maneira eficaz e humanitária, e as delegacias especializadas disponibilizarão um número de telefone ou outro mensageiro eletrônico destinado ao acionamento imediato da polícia em casos de violência contra a mulher.

Nos municípios onde não houver Deam, a delegacia existente deverá priorizar o atendimento da mulher vítima de violência por agente feminina especializada. Os recursos do Fundo Nacional de Segurança Pública (FNSP) destinados aos estados poderão ser utilizados para a criação de Deam.

Além disso, os órgãos do Sistema Único de Assistência Social (Suas) e os juizados de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher ou varas criminais competentes prestarão assistência psicológica e jurídica à mulher vítima de violência por meio de convênio com a Defensoria Pública.

Outras medidas de proteção às mulheres foram instituídas, como a prioridade no atendimento pelo Sistema Nacional de Emprego (Sine) para aquelas que estiverem em situação de violência doméstica e um programa de prevenção e enfrentamento ao assédio sexual na administração pública.

A expansão para o interior da rede de atendimento à mulher, com as delegacias e abrigos sigilosos, é considerada essencial pela ministra das Mulheres, Cida Gonçalves, que destaca a importância da articulação da rede de serviços para que os profissionais saibam exatamente quais são os atendimentos disponíveis.

O ministro dos Direitos Humanos e da Cidadania, Silvio Almeida, ressalta que a abertura contínua das delegacias ajuda tanto na prevenção como repressão da violência contra a mulher.

A secretária nacional de Enfrentamento à Violência Contra Mulher, Denise Motta Dau, lembrou que a reivindicação dos movimentos de mulheres era para que as delegacias funcionassem ininterruptamente, já que muitos casos de violência ocorrem durante a noite e nos finais de semana.

Ela destacou também a reativação das Casas da Mulher Brasileira pelo governo, em 8 de março, como mais uma medida para impedir o agravamento de situações de violência.


Leia mais: Catedral de Sant’Anna passa por revitalização, na cidade de Goiás

Compartilhe esse post

Inscreva-se

spot_imgspot_img

Mais Notícias

Recomendadas
Recomendadas

Com gols de Embolo e Ndoye, Suíça vence a Argélia por 2 a 0 e avança às oitavas de final

Embolo e Ndoye marcaram os gols da vitória suíça em Vancouver; adversário nas oitavas sairá do confronto entre Colômbia e Gana

Com dois gols de Oyarzabal, Espanha goleia Áustria por 3 a 0 e encara Portugal nas oitavas 

Oyarzabal marca duas vezes, Espanha mantém defesa invicta e enfrentará Portugal na próxima fase

Cristiano Ronaldo marca, Portugal vira sobre a Croácia por 2 a 1 e enfrenta a Espanha nas oitavas 

Portugal conquistou uma classificação dramática para as oitavas de...

Governo de Goiás convoca mais 225 professores aprovados em concurso da Educação

Novo edital da Seduc chama aprovados no concurso de 2022 e inaugura sistema de posse digital para agilizar ingresso na rede estadual