Catedral de Sant’Anna passa por revitalização, na cidade de Goiás

Data:

A Secretaria de Estado da Cultura (Secult), dará início, na próxima segunda-feira (10), à revitalização da Catedral de Sant’Ana, na cidade de Goiás. O investimento é de R$ 3,2 mil, oriundos do Tesouro Estadual, com previsão de 15 meses de obras. “A obra vai recuperar esse templo religioso tão significativo para os vilaboenses e para todos os goianos”, explica a secretária da Cultura, Yara Nunes.

Na semana que vem, equipes vão começar a retirar mobiliário, quadros e demais artigos da igreja para a colocação de tapumes. Os trabalhos incluem o Altar-Mor; partes do piso de ardósia e colocação de novo piso em toda a nave; substituição do forro atual por um forro acústico em placas de fibra mineral; e restauração de todo o telhado existente com reaproveitamento das telhas cerâmicas coloniais.

A iniciativa contempla ainda a instalação de novas calhas; recuperação das lajes; tratamentos de paredes e colunas com trincas; novas instalações elétricas; além de restauração e higienização dos sinos das torres. As obras da edificação fazem parte do projeto “Fé, Religiosidade e Devoção”, ação inédita do Governo de Goiás que destina R$ 18,5 milhões em revitalizações em 10 edifícios históricos em Goiás.

História

A Catedral de Sant´Ana começou a ser construída de forma rudimentar em 1743. A última grande restauração foi realizada pela Diocese de Goiás em parceria com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), em 1998. A Catedral conta com um conjunto de cinco murais produzidos pelo artista plástico e sacerdote espanhol Cerezo Barreto. O edifício possui elementos típicos do estilo neoclássico.

A planta apresenta nave, presbitério, capela-mor, sacristia e duas capelas laterais. A nave é separada das capelas laterais por uma sequência de pilares. A fachada principal é dotada de dois frontões; quatro pilastras semi embutidas; uma porta almofadada de madeira e quatro janelas metálicas, tipo basculante.

Leia mais:IPTU de 2023 poderá ser pago via PIX, cartões de crédito e débito, em Goiânia

Compartilhe esse post

Inscreva-se

spot_imgspot_img

Mais Notícias

Recomendadas
Recomendadas

Crianças do Bolsa Família passam por avaliação de saúde nos CMEIs de Aparecida

A Prefeitura de Aparecida de Goiânia ampliou o acompanhamento...

Governo publica MP que define alíquotas e regras para imposto sobre cigarros, bebidas e veículos em 2027

Cigarros, bebidas alcoólicas, refrigerantes e veículos passarão a ter...

Tutores já podem registrar responsabilidade por pets em cartórios de Goiás

Tutores de cães, gatos e outros animais domésticos já...

Goiás leiloa 162 veículos oficiais com lances a partir de 11 de novembro

Os interessados poderão apresentar lances pela plataforma da leiloeira MC Leilão