Lançada em 2016, a chamada Zona 40, no Centro de Goiânia, foi criada para que a velocidade máxima dos veículos fosse reduzida para 40 km/h entre o anel da Praça Cívica e as avenidas Araguaia, Paranaíba e Tocantins.
De lá para cá, algumas críticas são feitas e elogios também ocorrem em relação à Zona 40. À Bandeirantes, neste sábado (4), o titular da Secretaria Municipal de Mobilidade (SMM), Horácio Mello, disse que é hora de revitalizar o Centro da capital e que, agora, não é o momento de discutir aumento de velocidade naquele local.
“No Centro, hoje muita gente discute se é hora de aumentar a velocidade, porque tem pouco pedestre, mas isso tem mudado, a realidade mudou mesmo. Mas nós temos que entender que o Centro precisa ser revitalizado, um setor importante, com fluxo de pedestre, então não faz sentido ainda estudar aumento de velocidade, colocar em risco as pessoas”, disse Horácio.
À época — quando criada — a Zona 40 tinha a finalidade de reduzir o número de acidentes e dar mais segurança aos pedestres. Anteriormente, as principais vias tinham limite de velocidade de 60 km/h.
Depois da instalação da Zona 40, os números de acidentes e óbitos no trânsito foram reduzidos, esse fato leva a SMM a defender pela manutenção da velocidade existente.
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