Por: Juliano Moreira
Às 16h deste sábado (04), o Anápolis entra em campo para disputar, com o Vila Nova, a primeira vaga entre os semifinalistas da edição de 2023 do Campeonato Goiano. Depois de ficarem no empate sem gols no jogo de ida, as equipes precisam da vitória para avançar à semifinal sem precisar passar pela disputa por pênaltis.
Coincidentemente, enquanto o Galo da Comarca busca voltar aos dias de glória no Goianão, um ex-treinador do clube vive o ápice de sua carreira. Técnico do Anápolis em duas oportunidades, o ex-jogador Ramon Menezes, que é o técnico da seleção brasileira sub-20, assumiu, de forma interina, o comando da seleção principal do Brasil.
E, no fim da manhã da última sexta-feira (03), Ramon, que seguirá no comando da seleção principal até o anúncio do nome que substituirá Tite, que deixou o cargo após a Copa do Mundo, no fim do ano passado, anunciou a primeira convocação do novo ciclo rumo ao hexacampeonato mundial. Na lista, haviam várias surpresas, como a dupla Raphael Veiga e Rony, do Palmeiras.
Voltando ao futebol goiano, podemos relembrar das três passagens que Ramon Menezes, ainda em seu início de carreira, teve em nosso Estado. O primeiro trabalho como treinador aconteceu em 2015, dois anos após pendurar as chuteiras, quando o profissional assumiu o comando da Evangélica, pela qual conquistou a Terceira Divisão do Campeonato Goiano. No time que, à época, jogava em Paraúna, ele conquistou nove vitórias, dois empates e não foi derrotado.
No ano seguinte, Ramon foi contratado pelo Anápolis. No entanto, mesmo ocupando a vice-liderança do Campeonato Goiano daquele ano, com duas vitórias, dois empates e uma derrota em cinco jogos, a primeira passagem do treinador pelo Galo da Comarca acabou sendo interrompida, pois o clube o demitiu e trouxe Waldemar Lemos, que levaria a equipe à final da competição, sendo vice-campeão nos pênaltis.
Mas Ramon Menezes ainda voltaria ao Anápolis. Em 2017, ele foi o escolhido para comandar o Tricolor da Boa Vista na Série D do Campeonato Brasileiro. Diferentemente do Campeonato Goiano de 2016, ele acabou tendo um início ruim de campeonato. Nos quatro primeiros jogos, foram três empates e uma derrota. Insatisfeita, a diretoria do Galo da Comarca acabou demitindo o treinador.
Depois disso, ele voltou ao estado de Goiás como técnico em apenas uma oportunidade. No ano de 2020, à frente do Vasco, Ramon Menezes eliminou o Goiás na Terceira Fase da Copa do Brasil. Dois anos depois, ele assumiu a seleção sub-20, pela qual foi campeão do sul-americano da categoria e, agora, chegou à principal pela primeira vez na carreira.