A Agência Municipal de Meio Ambiente de Goiânia (Amma), informou que apreendeu cinco carros com som automotivo e aplicou autuações aos proprietários dos veículos, que totalizam em R$ 75 mil, no Setor Oeste, em frente a uma galeria. A ação aconteceu na segunda-feira (20), às 23h30, após denúncias de poluição sonora realizadas pela população, por meio do telefone 161.
Durante a ação, a Guarda Civil Metropolitana (GCM), utilizou balas de borracha, bombas de efeito moral e spray de pimenta, o que causou tumulto e pânico. De acordo com a Amma, o evento de carnaval na galeria até às 23h estava autorizado e aconteceu normalmente, dentro do horário estabelecido. Ainda segundo o órgão, contudo, após esse horário e o término do evento, vários veículos se aglomeraram e começaram a tocar em volume acima do permitido pela legislação, e deu início a outra festa.
Após denúncias de moradores que moram aos redores do local, os auditores fiscais realizaram as medições nos apartamentos de quem denunciou, e foi constatada a poluição sonora. O crime ambiental de poluição sonora é configurado com a emissão acima de 50 dB noturno e 55 diurno. Neste caso, a medição apontou mais de 70 dB por volta de 23h.