A quarta edição do Relatório “Global State of Democracy Report 2022: Forging Social Contracts in a Time of Discontent”, desenvolvido pelo International Institute for Democracy and Electoral Assistance (International IDEA), aponta que a democracia está sob ataque literal e retrocesso em todo o mundo.
De acordo com o relatório, a recente série de crises globais, além da pandemia persistente e os desafios da mudanças climáticas, parecem indicar o surgimento de um novo status quo, definido pela volatilidade e incerteza radicais nos regimes democráticos.
No que diz respeito ao Brasil, o relatório constatou que os índices de direitos fundamentais, fiscalização do Governo e confiança no Sistema Eleitoral caíram nos últimos anos. Além disso, a crescente influência dos militares na política e no estado e os ataques do ex-presidente Jair Bolsonaro ao Sistema Eleitoral do país foram considerados como motivos de preocupação pelos analistas.
Confira o relatório na íntegra: “Global State of Democracy Report 2022: Forging Social Contracts in a Time of Discontent”