Ainda em decorrência da crise do governo federal e parte de militares, que resultou também na demissão do comandante do Exército Júlio César de Arruda, neste sábado (21), o general, eleito senador pelo Rio Grande do Sul, em 2022, e ex-vice-presidente da República, Hamilton Mourão, criticou a posição de Lula. Contudo ele, Mourão, acabou recebendo uma forte crítica do ex-ministro do SupremoTribunal Federal (STF) Joaquim Barbosa.
Em sua rede social, Barbosa redarguiu a falas de Mourão ditas numa entrevista à Folha de SP. Barbosa sintetizou a postura de Mourão como uma “hipocrisia”.
“Ora, ora, senhor Hamilton Mourão. Poupe-nos da sua hipocrisia, do seu reacionarismo, da sua cegueira deliberada e do seu facciosismo político! Fatos são fatos! Mais respeito a todos os brasileiros! ‘Péssimo para o país’ seria a continuação da baderna”, sublinhou ministro.
A tensão entre o novo governo e setores das Forças Armadas pode cessar nos próximos dias após o novo comandante do Exército, Tomás Miguel Ribeiro Paiva, ser considerado um democrata e defensor da Constituição brasileira, com isso cria-se uma expectativa de respeito por parte de alguns militares às instituições e, também ao governo.
Leia mais: Presidente Lula demite comandante do Exército