O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deve escolher entre ministérios e cargos, o comandante do Exército Brasileiro para os próximos quatro anos de mandato no seu governo. Nos bastidores, cogita-se que o cargo deverá recair sobre o general mais antigo da tropa ou um oficial que tenha a simpatia de integrantes do governo de transição.
Se optar pela antiguidade, Lula entregará o comando, em janeiro, ao general Julio Cesar de Arruda, atual chefe do Departamento de Engenharia e Construção (DEC). Conselheiros do petista, entretanto, sugerem o nome do general Tomás Paiva, comandante militar do Sudeste.
A lista de apostas inclui ainda dois outros nomes de generais entre os mais antigos e experientes para comandar a Força Terrestre: o chefe do Estado-Maior do Exército, Valério Stumpf, e o comandante de Operações Terrestres, Estevam Theophilo. A ordem de chegada ao posto de quatro estrelas (a mais alta patente) é a seguinte: Arruda (março de 2019), Stumpf e Paiva (julho de 2019); Theophilo (novembro de 2019).
(Com informações do Portal UOL)
Leia mais: Polícia Militar de Goiás recebe R$ 62,9 milhões em armamentos e equipamentos tecnológicos