24.8 C
Goiânia
sexta-feira, 22, novembro 2024
- Anúncio -

Prefeito de Goiânia participa do encerramento de capacitação dos Agentes Comunitários de Saúde em detecção precoce do câncer de mama

Durante as palestras, os agentes puderam treinar para encaminhar mulheres para atendimentos

- Anúncio -

Mais Lidas

- Anúncio -
- Anúncio -
- Anúncio -
- Advertisement -

Na tarde desta sexta-feira (1/7), o prefeito de Goiânia, Rogério Cruz (Republicanos), junto ao secretário de Saúde, Durval Pedroso, participa no auditório da Universidade de Rio Verde (UNIRV), do encerramento da capacitação de Agentes Comunitários de Saúde (ACS) em detecção precoce do câncer de mama.

Segundo a gestão municipal, este treinamento faz parte do “Goiânia Sempre Rosa”, evento realizado dentro do “Outubro Rosa”, que acabou se transformando em programa de governo.

“Desde o início de nosso governo, sentíamos a necessidade de fazer algo que tratasse da prevenção e tratamento do câncer de mama de forma mais efetiva, por isso, criamos um programa de governo que prevê ações específicas o ano todo. Estamos mostrando o caminho para que as informações, e serviços de diagnóstico e tratamento cheguem às mulheres que precisam do SUS”, pontua o prefeito.

De acordo com o chefe do Executivo goianiesne, a capital conta com 918 agentes comunitários de saúde, quase a totalidade passou pelo treinamento realizado pela ginecologista, obstetra e mastologista Rosemar Macedo.

“Os ACS são o elo entre a comunidade e as equipes do Programa Saúde da Família nas unidades. Sendo assim, ninguém melhor do que eles para construir esse caminho de acesso das mulheres à saúde, principalmente na identificação precoce dos casos de câncer mama. Com isso, aumentamos as chances de cura”, destaca o secretário Durval.

Durante as palestras, os agentes puderam treinar para encaminhar mulheres para atendimentos.

“Um dos pontos repassados aos agentes foi o fato de que eles devem ficar atentos em relação àquela mulher que precisa ser encaminhada para uma consulta de enfermagem ou médica, ou um exame de mamografia. Ou seja, aquela mulher que relata câncer de mama em familiares próximos, ou que detectou um nódulo, ou algo diferente na mama”, ressalta Cynara Mathias, Secretária-executiva interina da SMS e também superintendente de Gestão de Redes de Atenção à Saúde.

Os agentes também estimularão o autocuidado das mulheres, como prática de atividade física, alimentação mais saudável, importância do aleitamento materno e várias outras condutas que são consideradas protetoras contra o câncer de mama, esclarece o Paço.


Leia mais: Neste sábado, prefeitura inaugura orquidário no Jardim Botânico Amália Hermano Teixeira, em Goiânia

- Anúncio -
- Anúncio -
- Anúncio -

Últimas Notícias

- Anúncio -