Internações por covid-19 têm queda de 86%, em Goiânia, após desobrigação do uso de máscara

Data:

A Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia (SMS) comemora queda de 86% no número de internações em decorrência da covid-19 durante o mês de abril. Os dados também corroboram que a desobrigação do uso de máscara protetora facial na capital não resultou em aumento de casos.

A gestão municipal constatou o percentual ao comparar números com os apresentados no mês de março, em que foram registradas 56 internações. No mês de abril, foram somente oito, até o dia 28.

Para o prefeito de Goiânia, Rogério Cruz (Republicanos), mesmo os números sendo favoráveis, ainda assim é necessário manter as precauções no combate à pandemia.

“Mesmo com o cenário tão positivo, não vamos deixar de cuidar das pessoas e manter os serviços necessários, como testagem e vacinação, disponíveis diariamente à população da capital goiana”, afirma.

Conforme a planilha de solicitações de leitos das unidades de saúde de Goiânia, a taxa de ocupação de leitos na capital é de 10,77% para leitos de UTI, e 2,22% em leitos de enfermaria, isto é, um cenário extremamente diferente de momentos da pandemia em que esses números eram próximos de 100%.

“Temos os menores números desde o início da pandemia. Esse resultado deve ser celebrado”, ressalta o chefe do Executivo.

O secretário da Secretaria de Saúde, Durval Pedroso, explica que os números vinham em queda desde fevereiro de 2022 e que, mesmo com a não obrigatoriedade do uso de máscara, essa escalada se manteve.

“A queda de todas as notificações relacionadas já mostravam declínio desde o mês de fevereiro, mantida em março e consolidada no mês de abril”, pontua o secretário.

Em números de solicitações diárias de internações para os casos mais graves, o pico registrado no mês de março foi no dia 2, quando a Central de Regulação de Goiânia recebeu sete solicitações, no dia 4 foram seis solicitações.

“Daí por diante, quando houve solicitação, foi apenas uma”, explica o técnico de Políticas Públicas da SMS, Sergio Nakamura, ao acrescentar que o pico de solicitação em abril ocorreu no dia 06, com três solicitações. “Todas as quedas foram mantidas, com uma solicitação no dia 28 de abril”, completa.


Leia mais: Senador Canedo é destaque em ranking do TCM-GO em relação à transparência

Compartilhe esse post

Inscreva-se

spot_imgspot_img

Mais Notícias

Recomendadas
Recomendadas

Luis Cesar Bueno critica extremismo e comenta cenário político em Goiás

Coordenador da campanha de Lula em Goiás foi entrevistado no Manhã Bandeirantes e falou sobre manifestações, medidas econômicas, Banco Master e articulações políticas

Governo de Goiás divulga resultado final do concurso para auditor fiscal

Concurso da Secretaria da Economia recebeu 23,5 mil inscrições e ofereceu 50 vagas imediatas e 25 para cadastro de reserva; 78 candidatos foram habilitados

Senado aprova fim da escala 6×1 e jornada de 40 horas semanais

PEC recebeu 75 votos favoráveis e um contrário nos dois turnos; texto prevê dois dias de descanso por semana, sem redução salarial, e segue para promulgação

Gol encerra voo direto entre Goiânia e Brasília em 2027

Última viagem está prevista para 31 de janeiro; companhia atribui cortes na malha aérea ao aumento do combustível e manterá outras operações em Goiás