Goiânia vacinou contra Covid-19, até o último sábado (5), 36.787 crianças de 5 a 11 anos, segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Esse número representa que 30,6% das 120 mil meninas e meninos aptos a receber o imunizante pediátrico na capital, que iniciou a aplicação da vacina neste público no dia 17 de janeiro. Neste período, a gestão municipal disponibilizou, conforme estabelece o Ministério da Saúde, 13 salas exclusivas para atendimento exclusivo às crianças.
Essas salas disponibilizam doses da Pfizer e da Coronavac a este público, com o horário de funcionamento até às 17 horas. Não há necessidade de agendamento e basta apresentar o cartão de vacinas da criança, um documento pessoal e o comprovante de endereço. No caso das crianças que os pais não podem acompanhar, basta assinar um Termo de Consentimento, disponível no ImunizaGyn e apresentar no ato da vacinação.
O titular da SMS, Durval Pedroso, avalia que Goiânia tem tido boa adesão à campanha. “Estamos com uma média de 1,5 mil crianças vacinadas por dia, mas ainda sim pedimos aos pais e responsáveis que não deem atenção às notícias falsas”, pediu o secretário, acrescentando que as vacinas são seguras. “Não temos registros de eventos adversos para esse público e repetimos que a vacinação em massa produz maior eficácia para toda a população”, disse.
Balanço
Goiânia já recebeu 2.759.390 doses e aplicou 2.523.098 doses. Dessas, 1.145.688 foram aplicadas para primeira dose, 1.029.472 foram para segunda ou dose única e 347.938 foram aplicadas como dose de reforço em Goiânia.
Leia mais: Grupo coloca faixas em pontos de Goiânia em protesto contra vereadores que votaram a favor do IPTU