O governador Ronaldo Caiado (DEM) lançou nesta quarta-feira (2), em Jataí e Quirinópolis, no sudoeste goiano, o “Patrulhas Mecânicas Regionais”, parte do programa “Goiás em Movimento – Eixo Municípios”, da Agência Goiana de Infraestrutura e Transportes (Goinfra). A iniciativa tem como objetivo recuperar vias municipais não pavimentadas. O investimento total do estado será de R$ 160 milhões entre 2022 e 2024.
O programa foi lançado simultaneamente em oito municípios, de seis regiões do Estado de Goiás. Além de Jataí e Quirinópolis, o projeto contempla, nesta primeira etapa: Niquelândia, Campos Belos, São Miguel do Araguaia, Faina, Pirenópolis e Caldas Novas. Todo maquinário é repassado, com custo 100% do governo estadual. “Mesmo com toda dificuldade, Goiás não está cruzando os braços: a cada problema, nós chegamos junto. Não jogamos a carga no ombro do outro”, pontuou.
Cada uma das patrulhas é composta por operadores, 14 máquinas locadas, serviço de manutenção dos equipamentos e combustível. A previsão é que o programa fique de 10 a 21 dias (1.078 a 1.617 horas trabalhadas) em cada município, período em que ocorrem as ações de melhoria das vias. O maquinário fica à disposição da prefeitura até cumprir a quantidade de horas conveniadas com. Na sequência, a estrutura itinerante segue para outra localidade de sua regional, e assim em diante até passar por todo o território goiano.
Equipamentos
Os equipamentos disponibilizados para a execução das obras são os mesmos para cada região: quatro caminhões caçamba basculante truck; dois caminhões caçamba basculante toco; duas motoniveladoras; um cavalo mecânico de dois eixos com prancha de três eixos; um rolo compactador pé de carneiro; uma escavadeira hidráulica; um caminhão truck pipa; um trator de pneus tração com grade aradora e uma pá carregadeira com retroescavadeira.
Em Niquelândia e Campos Belos, no Norte e Nordeste de Goiás, o lançamento foi feito pelo presidente da Goinfra, Pedro Sales. Em Caldas Novas, na região Sul, e Pirenópolis, no Entorno do Distrito Federal, as patrulhas foram entregues, também nesta quarta-feira (02/02), pelo assessor especial da Governadoria Rogério Troncoso. Já em Faina, no Noroeste, e São Miguel do Araguaia, no Norte, o assessor especial da Governadoria Cunha representou o governador durante o início dos serviços.
Leia mais: Operação “Limpeza Geral” apura desvio de recursos públicos em Jaraguá entre 2017 e 2020