Em evento para anunciar a criação da nova legenda partidária, oriunda da fusão DEM-PSL, o governador Ronaldo Caiado destacou esta união partidária.
“[Será] a maior ferramenta política instalada no país”, sintetizou o governador de Goiás.
O União Brasil passa a ser o maior partido do Brasil. Com 82 deputados federais, 8 senadores e também 4 governadores.
Essa nova sigla trouxe à tona também o discurso forte acerca da terceira via para as eleições presidenciais de 2022, o partido estaria disposto a lançar um nome para ocupar esse espaço fora da polarização entre Jair Bolsonaro e Luiz Inácio Lula da Silva.
O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, o ex-ministro da Saúde Henrique Mandetta e até o governador Ronaldo poderiam disputar o pleito. Em entrevista à Bandeirantes, o deputado federal Zacharias Calil disse que não é descartada a possibilidade do governador sair candidato à presidência, mas que nunca havia comentado o assunto com o próprio Caiado.
Com a fusão, a presidência da legenda será do deputado Luciano Bivar. A secretaria-geral ficará com ACM Neto. ACM diz que o novo partido terá pluralidade e diálogo.
“[A sigla lutará] pela defesa intransigente da democracia como princípio fundamental e inegociável, garantidora da tolerância, pluralidade, respeito e diálogo”, completou.
Ainda de acordo com o governador Ronaldo Caiado, a experiência do DEM terá grande contribuição para a nova sigla.
“O Democratas não chega com números. Chega com a experiência de todos os seus representantes”, afirmou o goiano.
União Brasil terá o 44 como o número para as urnas eletrônicas. O partido enviará agora o processo de fusão ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para que ocorra a formalização.
Leia mais: Câmara Municipal será ponto de coleta de absorventes para mulheres e meninas de baixa renda