16.8 C
Goiânia
domingo, 29, maio 2022
- Anúncio -

Câmara Municipal será ponto de coleta de absorventes para mulheres e meninas de baixa renda

As pessoas podem doar os absorventes nas dependências da Câmara de Vereadores

- Anúncio -

Mais Lidas

- Anúncio -
- Anúncio -
- Anúncio -
- Advertisement -

Em parceria com a Ouvidoria da Mulher do Legislativo e com a entidade sem fins lucrativos Girl Up GO, a vereadora Aava Santiago (PSDB) lançou uma campanha na manhã desta quarta-feira (6) com a finalidade de arrecadar absorventes descartáveis, reutilizáveis e coletores menstruais.

A proposta é, com a participação da sociedade, doar os absorventes a mulheres e meninas em situação de vulnerabilidade social.

De acordo com a parlamentar, esta temática já é de há muito discutida na Câmara Municipal de Goiânia. Inclusive já foi apresentado um projeto de lei com o intuito de estabelecer uma campanha sem cessar de enfrentamento à pobreza menstrual.

Aava Santiago ressalta que tem o propósito de conscientizar o poder público e a sociedade para assegurar especialmente a jovens de baixa renda o acesso a insumos necessários ao período menstrual, desta maneira buscar parcerias com governos, empresas e instituições.

“Temos que nos mobilizar para garantir condições mínimas de higiene a mulheres sem recursos, que recorrem a jornais ou outros materiais inadequados para conter o fluxo menstrual e que podem causar doenças. O acesso aos insumos apropriados também irá pôr fim ao constrangimento que chega a levar muitas delas a faltarem ao trabalho e aos estudos por falta de absorventes”, explica Aava Santiago.

A parlamentar destaca ainda que esse problema acarreta danos ao desempenho escolar e profissional de meninas e mulheres.

“Essas meninas e mulheres acabam deixando de ir à escola, deixam de trabalhar e, por conta disso, a defasagem no aprendizado dessas meninas é aprofundado pela pobreza, sendo que elas deveriam estar contempladas em políticas públicas”, esclarece Aaava.

À Bandeirantes, o gabinete da vereadora explicou que os absorventes e coletores devem ser depositados em caixas de coleta nas dependências da Câmara Municipal. Doações também podem ser feitas pelo pix girlup.go@gmail.com, em nome de Júlia Rocha Almeida. O registro da doação do material arrecadado às mulheres atendidas será postado no Instagram da Ouvidoria da Mulher e da Girl Up GO. Outras informações podem ser obtidas pelo whatsapp da Ouvidoria: (62) 98222 2434.


Leia mais: Zoológico de Goiânia abrirá no feriado de 12 de outubro, Dia das Crianças

- Anúncio -
- Anúncio -
- Anúncio -

Últimas Notícias

- Anúncio -