Duas escolas municipais de Goiânia foram premiadas no Prêmio Nestlé por Crianças Mais Saudáveis, que tem o intuito de promover práticas e hábitos de alimentação mais saudáveis nas instituições de Educação pelo país. Na quarta edição do projeto, foram contempladas as escolas municipais Juscelino Kubitschek de Oliveira e Professora Lousinha, que receberão R$35 mil reais para investir em alimentação nas instituições.
De acordo com a Secretaria Municipal de Educação (SME), a premiação será investida em melhorias no refeitório “para garantir que as crianças tenham um ambiente acolhedor e possam ter autonomia para alimentação saudável, criando hábitos de consumo consciente e implementação de canteiros de horta escolar, para complementar a merenda escolar”.
Em relação a hora escolar, segundo a SME, o intuito é incentivar os educandos ao consumo de hortaliças e construção de um refeitório multifuncional para os alunos realizarem as refeições juntos em um ambiente amplo, com mesas e cadeiras adequadas à faixa etária. Com as escolas fechadas por conta da pandemia de Covid-19, os professores que aderiram ao projeto tiveram que adaptar o desenvolvimento às novas tecnologias.
Escola Professora Lousinha
Na Escola Municipal Professora Lousinha, localizada no Residencial Itamaracá, os professores planejaram ações e atividades para a realização das cinco missões do projeto (Escolher opções nutritivas e variadas, Brincar ativamente, Escolher beber água, Curtir as refeições juntos, Porcionar as refeições), propondo aos educandos atividades interativas, lúdicas e educativas, as quais pudessem ser realizar em casa com a família.
Alguns recursos propostos foram disponibilizados, na instituição, no momento da entrega dos kits alimentação da SME, aos responsáveis, tais como mudas de hortaliça (horta escolar), avental para incentivar as crianças nas realizações de receitas saudáveis, cartazes e folders de receitas saudáveis. 150 crianças participaram das gincanas.
Escola de Tempo Integral Juscelino Kubitschek
Na Escola Municipal de Tempo Integral Juscelino Kubitschek de Oliveira também houve a participação das famílias e o envolvimento de toda a comunidade escolar. Além das missões dadas no projeto, foi realizada a missão bônus e a missão final, que era a escrita do que foi realizado no projeto.
No desenvolvimento, alunos e familiares tiraram fotos e fizeram vídeos executando as atividades da gincana, todos de acordo com a Matriz Curricular das Habilidades Estruturantes, eixo norteador do ensino da rede municipal de Educação.
Leia mais: Grupo reivindica, em manifestação, mais atuação do governo estadual e municipal em prol da cultura