31.8 C
Goiânia
terça-feira, 30, abril 2024
- Anúncio -

Reconhecimento facial em escolas goianas enviará SMS aos pais se aluno faltar aula

Outra funcionalidade do programa é o envio dos dados para a cantina, onde será possível dosar a quantidade de ingredientes a serem usados.

- Anúncio -

Mais Lidas

- Anúncio -
- Anúncio -
- Anúncio -
- Advertisement -

O Governo de Goiás anunciou nesta semana, a instalação em 143 escolas do Entorno do Distrito Federal, um sistema de reconhecimento facial que registra a presença dos alunos e servidores. O equipamento também afere a temperatura da pessoa identificada como parte do protocolo de segurança contra a Covid-19 para retorno às aulas presenciais. Além disso, o programa terá outras funcionalidades.

Em entrevista à Bandeirantes Goiânia, o superintendente de Tecnologia da Secretaria se Estado da Educação (Seduc), Bruno Marques Correia, revelou que o sistema irá enviar uma notificação aos responsáveis, caso o aluno não tenha feito o reconhecimento facial. Um SMS será enviado após o horário do início das aulas, informando que o jovem pode não ter comparecido à escola. “É uma forma de diminuir a evasão escolar, dar segurança aos pais. Será registrado tanto na entrada quanto na saída”, explica Bruno.

A secretária da Educação, Fátima Gavioli, afirmou durante a apresentação do programa que essa ação mostra cuidado com os alunos. “O transporte escolar e a cozinha tomam conhecimento da presença deles. Depois de 20 minutos, o pai ou responsável também recebe uma mensagem informando que o filho está na escola”, explicou. De acordo com Bruno, o sistema já está sendo implantado também nas 40 coordenações regionais e na sede centralizada da Seduc.

Cadastro

As unidades escolares que serão pilotos estão passando por treinamentos. “Todos os dados do aluno a gente já tem no sistema escolar, onde também são registrados os dados dos pais e responsáveis. Será feito agora, o cadastro da face nos equipamentos para serem reconhecidos no momento que adentrarem a escola”, explica. Ainda de acordo com ele, no momento do reconhecimento, o aluno deverá retirar a máscara.

Economia

Outra funcionalidade do programa está relacionada a alimentação dos estudantes. Os dados quantitativos de frequência, conforme o registro da chegada na escola, será enviado para a cantina. Desta forma, é possível dosar de maneira mais exata a quantidade de ingredientes gastos no preparo da merenda. “Sem saber a quantidade de alunos, geralmente é feito pela quantidade total, e com isso teremos uma certa economia também”, reforça Bruno.

Neste primeiro momento o sistema será instalado em todas as unidades escolares da rede estadual de ensino da região do Entorno do Distrito Federal. São contemplados os municípios de Águas Lindas de Goiás, Mimoso de Goiás, Padre Bernardo, Santo Antônio do Descoberto, Abadiânia, Alexânia, Cocalzinho de Goiás, Corumbá de Goiás, Pirenópolis, Cabeceiras, Formosa, Vila Boa, Cristalina, Luziânia, Cidade Ocidental, Novo Gama, Valparaíso de Goiás, Água Fria de Goiás e Planaltina.


Leia mais: Goiás tem saldo positivo de 77.785 empregos com carteira assinada no primeiro semestre de 2021

- Anúncio -
Array
- Anúncio -
- Anúncio -

Últimas Notícias

- Anúncio -