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sábado, 21, setembro 2024
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Goiás sobe três posições e fica em sétimo lugar no ranking dos estados mais digitalizados do Brasil

O índice mostra um salto de três posições, estando à frente de estados como Rio de Janeiro e São Paulo.

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Goiás passou a ocupar a sétima posição do ranking dos estados com maior oferta de serviços públicos digitais, segundo o índice mapeado pela Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Tecnologia de Informação e Comunicação (ABEP-TIC). O resultado foi divulgado, na sexta-feira (02) em solenidade, que não contou com a presença de Ronaldo Caiado. O índice mostra um salto de três posições, estando à frente de estados como Rio de Janeiro e São Paulo.

Segundo o governo estadual, o resultado é consequência de esforços empreendidos no último ano. Entre eles, está a implantação de mecanismos que permitiram a maior oferta de serviços digitais, como a plataforma Expresso Goiás. O governador Ronaldo Caiado (DEM) declarou que “deixamos a era analógica para trás”. Segundo ele, “esse é o perfil do nosso governo, a digitalização, o menor tempo de ação e a melhora da qualidade de vida das pessoas”, disse Caiado.

Este é o segundo ano consecutivo que a ABEP-TIC promove o levantamento de dados junto aos estados e Distrito Federal para a elaboração do índice, tendo como principal objetivo compor, por meio de indicadores, o desenho da eficiência da máquina pública brasileira

Por meio do envio de um questionário direcionado aos governadores das 27 unidades federativas e posterior conferência dos dados relatados, a comissão avaliadora formata o índice, com base na análise comparativa de três dimensões: a capacidade para oferta digital de serviços; a oferta de serviços digitais e a regulamentação para a oferta de serviços.

O secretário de Desenvolvimento e Inovação (Sedi), Marcio Cesar Pereira, e o subsecretário de Tecnologia da Informação (STI), Rodrigo Michel de Moraes, representaram Goiás presencialmente no evento. “É um ranking de grande importância, pois é uma competição entre Estados para ver quem mais entrega serviços digitais para a população”, explica Marcio Cesar Pereira.

Análise da pesquisa

O primeiro aspecto avaliado é a capacidade para oferta digital de serviços, que leva em consideração se o estado disponibiliza um sítio eletrônico oficial para disponibilização de informações institucionais; agendamento e oferta de serviços; se é disponibilizada uma ferramenta de avaliação da satisfação dos usuários, entre detalhes dessa natureza. Em 2020, a pontuação de Goiás nessa categoria o colocou em 11 lugar. Este ano, passou para o sexto, subindo cinco posições na avaliação deste critério específico.

O segundo aspecto avaliado trata sobre os serviços digitais ofertados, analisando a disponibilidade prioritariamente nas áreas de educação, saúde, segurança pública e economia. Neste sentido, são verificadas a oferta de emissão online de segunda via de documentos como carteira de habilitação, identidade; emissão de boletim de ocorrência; nota fiscal eletrônica, entre outros.

E o terceiro e último item avaliado diz respeito à regulamentação por meio de instrumentos legais como Leis e Decretos para a instituição do portal único de serviço, entre outros mecanismos necessários para a instauração do governo digital. Neste critério, Goiás passou da oitava para a quarta colocação, subindo quatro posições.

A somatória das três categorias resultou na sua consolidação na sétima colocação, posição essa compartilhada com o estado da Paraíba. Figuraram nos primeiros lugares Rio Grande do Sul, Bahia e Paraná, respectivamente.


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