PREVENÇÃO E COMBATE A INCÊNDIOS – Caiado lança Operação Cerrado Vivo em Goiás: ‘Vamos dar o bom exemplo’

Data:

O governador de Goiás, Ronaldo Caiado, lançou nesta segunda-feira (14/6) a Operação Cerrado Vivo 2021, do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás. A iniciativa atua na prevenção e combate a incêndios em vegetações em todo o território goiano. O trabalho vai contar com apoio da tecnologia. Drones serão utilizados para fazer o monitoramento de ocorrências. “Nós sabemos que o prognóstico é de uma estiagem alongada.

Por isso, a necessidade de nos equipar cada vez mais para que possamos melhorar o aparelhamento de todos os nossos bombeiros militares no enfrentamento de queimadas”, explicou o governador. “Hoje, o Corpo de Bombeiros tem drones com capacidade de identificar não só focos, como também medir temperatura, sabendo da progressão do incêndio.

Com essa tecnologia, acreditamos, com apoio de outros segmentos da sociedade, como do setor rural, que vamos dar o bom exemplo para que o fogo não destrua o cerrado, os animais que ali vivem, e consuma tudo aquilo que a terra pode produzir e ao mesmo tempo, colocando em risco pessoas, vidas e até cidades”, projetou Caiado. A utilização de imagens aéreas está em exercício desde 2019, quando a experiência com o monitoramento dos parques estaduais foi positiva. Os aparelhos passaram a transmitir imagens em tempo real.  Uma sala de situação foi montada para cruzar dados de satélite do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) com as imagens dos equipamentos. “Cerrado Vivo diz o quanto nosso bioma é importante. 20% do território brasileiro é cerrado. São dois milhões de metros quadrados.

Nosso hino fala do cerrado, o lema do Corpo de Bombeiros também. Somos os defensores número um do meio ambiente”, afirmou o comandante-geral do Corpo de Bombeiros do Estado de Goiás, coronel Esmeraldino Jacinto de Lemos. Este ano a operação terá atenção redobrada em virtude do último período chuvoso ter sido menor. O prognóstico climático para os próximos meses é de seca severa no Estado, com possibilidade de repetição dos estragos do ano passado. No período, foram registradas 10.311 ocorrências de incêndio em Goiás, das quais, 9.955 em vegetação.

Compartilhe esse post

Inscreva-se

spot_imgspot_img

Mais Notícias

Recomendadas
Recomendadas

Conheça os adversários do Brasil no Grupo C da Copa do Mundo de 2026

Os jogos serão disputados nos Estados Unidos entre os dias 13 e 24 de junho

IFG abre seleção para professores substitutos com salários de até R$ 8,3 mil; veja como se inscrever

As oportunidades são para as áreas de Letras/Português e Ciências Sociais, com uma vaga disponível para cada área

Hospital Albert Einstein de Goiânia realiza primeira cirurgia de joelho com robô SkyWalker em Goiás

O procedimento é indicado para pacientes com desgaste avançado da articulação, dores crônicas ou perda significativa de mobilidade

Prefeitura de Goiânia endurece fiscalização e amplia multas contra fios soltos nas ruas

A Prefeitura de Goiânia anunciou nesta segunda-feira (8) novas...