A força-tarefa de fiscalização em Aparecida de Goiânia, encerrou sete festas clandestinas na madrugada desta sexta-feira (4). Durante a ação, foram apreendidos quatro caixas de som e três carros com som automotivo após denúncia de moradores por perturbação de sossego.
Segundo os fiscais que atuaram nas abordagens, os carros foram apreendidos porque estavam com som ligado em alto volume e encaminhados para o pátio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semma) e os donos dos veículos foram multados por perturbação do sossego. As multas variam entre R$ 500 a R$ 5 mil reais.
Além dos veículos, os fiscais encerraram também sete festas clandestinas, na região do Jardim dos Buritis, Vale do Sol e Jardim Santo Antônio. Ao todo, 48 estabelecimentos entre bares e distribuidoras foram visitados, duas distribuidoras de bebidas foram interditadas por não terem a documentação de funcionamento completas.
”A Pandemia ainda não acabou e para que os números da doença na cidade não voltem a subir, as fiscalizações continuam com rondas de rotina e atendendo também as denúncias de moradores”, disse o coordenador geral de fiscalização em Aparecida de Goiânia, Davi Lorero.
Cenário
Aparecida está no cenário verde, de risco baixo, do isolamento social intermitente por escalonamento regional das atividades econômicas. Os comércios não essenciais fecham uma vez por semana, conforme a macrozona em que se encontram e a cada dia, de segunda a sexta, fecham duas das dez macrozonas da cidade.
Festas e eventos podem ser realizados seguindo regras estipuladas por portaria específica após aprovação do Comitê de Prevenção e Enfrentamento a Covid-19 de Aparecida, como o local ter todos os alvarás e documentação; apenas 30% da capacidade do local, limitando a 100 pessoas, álcool em gel e medição de temperatura, uso de máscara e distanciamento de 1,5 m entre as mesas. Shows ao vivo também são permitidos, as sem pista de dança. Bares e restaurantes foram liberados para funcionar, mas também é necessário seguir uma série de regras e ter toda documentação válida para o funcionamento.