Em evento virtual na manhã desta segunda-feira (31), o governador Ronaldo Caiado (DEM), o prefeito de Trindade, Marden Júnior (Patriota), e o reitor do Santuário Basílica, padre João Paulo Santos, divulgaram detalhes sobre a realização da Festa do Divino Pai Eterno de 2021. De acordo com os gestores, o evento será online neste ano. A ida de caravanas de fieis está proibida, porém, há a possibilidade de visitação individual em determinadas estruturas.
Serão montadas seis barreiras sanitárias, afim de controlar a entrada de turistas durante realização da Festa do Divino Pai Eterno. Segundo João Paulo Santos, missas e celebrações serão realizadas por meio de transmissões na internet, TV e rádio. Apesar disto, haverá a possibilidade de visitação individual. Uma estrutura será montada com a imagem do Divido Pai Eterno.
O governador demonstrou, durante coletiva de imprensa, a preocupação com uma possível terceira onda, ou como explicou o secretário de Saúde de Goiás, Ismael Alexandrino, um repique da segunda onda. De acordo com ele, os índices pandêmicos não alcançaram parâmetros que indicam o fim da segunda onda. “Não exponha ninguém ao risco de amanhã ser contaminado e perder a vida”, apelou Caiado.
Com mais de 180 anos, a Romaria de Trindade é considerada o maior evento religioso do Centro-Oeste, o segundo do Brasil e a maior festa do mundo dedicada ao Divino Pai Eterno. Antes da pandemia, o município chegava a receber, anualmente, cerca de 6 milhões de romeiros. Em 2019, última vez em que o evento foi realizado nos moldes tradicionais, cerca de 3,2 milhões de pessoas passaram por Trindade nos 10 dias de festividades.
Leia mais: Governo de Goiás decreta ponto facultativo na sexta-feira, após feriado de Corpus Christi